Medidas Comportamentais de Eficácia

Contribuições na Avaliação do Ensino de Operações Aritméticas

Autores/as

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos
  • Jair Lopes Júnior Universidade Estadual Paulista ”“ Bauru

Palabras clave:

Ciências Humanas; Psicologia; Análise do Comportamento, Avaliação de programa educacional, Solução de problemas, Ensino de matemática

Resumen

Investigaram-se medidas de eficiência (razão entre acertos e tempo de solução) e erro (diferença entre a resposta emitida e a resposta correta) com estudantes do Ensino Fundamental. O Experimento 1 compreendeu pré-teste, ensino de equivalência entre diferentes formas de apresentação de problemas, pós-teste 1, ensino do algoritmo de adição, pós-teste 2, ensino do algoritmo de subtração, pós-teste 3 e teste de generalização. O Experimento 2 foi semelhante ao anterior até o pós-teste 1, seguido de treino de solução de problemas na forma de balança, pós-teste 2, teste de generalização 1, ensino dos algoritmos de adição e subtração, pós-teste e teste de generalização 2. Medir eficiência e erro contribui para a avaliação da eficácia de programas de ensino de solução de problemas.


Palavras-chave: avaliação de programa educacional, solução de problemas, ensino da matemática

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Publicado

2017-05-17

Cómo citar

Henklain, M. H. O., Carmo, J. dos S., & Júnior, J. L. (2017). Medidas Comportamentais de Eficácia: Contribuições na Avaliação do Ensino de Operações Aritméticas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(3). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18221

Número

Sección

Estudos Empíricos