Equivalência de Estímulos e Redução de Dificuldades na Solução de Problemas de Adição e Subtração
Palavras-chave:
Ciências Humanas;Psicologia;Psicologia da Educação Matemática;Ensino-aprendizagem da Matemática, Resolução de problemas, Adição e subtração, Equivalência de estímulos, Ensino de algoritmosResumo
Foi avaliado se a formação de uma classe de equivalência entre quatro tipos de problemas de adição aumenta a porcentagem de acertos de crianças em problemas com diferentes formas de apresentação, posições da incógnita e estruturas semânticas. Participaram oito estudantes do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental com baixa porcentagem de acertos na resolução de problemas de adição e subtração. Após a formação da classe ocorreram mais acertos em todos os tipos de problemas. Investigou-se então o efeito do ensino de algoritmos sobre esse desempenho. Alguns participantes apresentaram melhoras. No Teste de Generalização todos obtiveram 100% de acertos. A formação de classe de equivalência e o ensino de algoritmos contribuíram para a melhora no desempenho de resolução de problemas.
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