Equivalência de Estímulos e Redução de Dificuldades na Solução de Problemas de Adição e Subtração

Autores

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Ciências Humanas;Psicologia;Psicologia da Educação Matemática;Ensino-aprendizagem da Matemática, Resolução de problemas, Adição e subtração, Equivalência de estímulos, Ensino de algoritmos

Resumo

Foi avaliado se a formação de uma classe de equivalência entre quatro tipos de problemas de adição aumenta a porcentagem de acertos de crianças em problemas com diferentes formas de apresentação, posições da incógnita e estruturas semânticas. Participaram oito estudantes do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental com baixa porcentagem de acertos na resolução de problemas de adição e subtração. Após a formação da classe ocorreram mais acertos em todos os tipos de problemas. Investigou-se então o efeito do ensino de algoritmos sobre esse desempenho. Alguns participantes apresentaram melhoras. No Teste de Generalização todos obtiveram 100% de acertos. A formação de classe de equivalência e o ensino de algoritmos contribuíram para a melhora no desempenho de resolução de problemas.

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Publicado

2013-10-16

Como Citar

Henklain, M. H. O., & Carmo, J. dos S. (2013). Equivalência de Estímulos e Redução de Dificuldades na Solução de Problemas de Adição e Subtração. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(3), 341–350. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17619

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