Ensino de Nomeação com Objetos e Figuras para Crianças com Autismo
Palabras clave:
Análise do Comportamento, Nomeação, Instrução com múltiplos exemplares, Estímulos bi e tridimensionais, AutismoResumen
Este estudo comparou a utilização de estímulos bidimensionais e tridimensionais em um procedimento de instrução com múltiplos exemplares para instalar nomeação (integração dos repertórios de falante e ouvinte) em quatro crianças com autismo. Após uma linha de base de nomeação (Fase 1), treinou-se discriminação condicional por identidade com o experimentador tateando os estímulos modelo, discriminação condicional auditivo-visual e tato com novos estímulos (Fase 2). Atingido o critério na Fase 2, a Fase 1 foi replicada (Fase 3). Observada nomeação na Fase 3, a Fase 1 foi replicada com novos estímulos (Fase 4). Dois participantes demonstraram nomeação. Discute-se a efetividade do procedimento de instrução com múltiplos exemplares, o papel da modalidade de estímulos e a interação entre os repertórios de falante e ouvinte.
Palavras-chave: nomeação, instrução com múltiplos exemplares, estímulos bi e tridimensionais, autismo
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