Ensino de Nomeação com Objetos e Figuras para Crianças com Autismo

Autores/as

  • Edson Luiz Nascimento dos santos Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Carlos Barbosa Alves de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA

Palabras clave:

Análise do Comportamento, Nomeação, Instrução com múltiplos exemplares, Estímulos bi e tridimensionais, Autismo

Resumen

Este estudo comparou a utilização de estímulos bidimensionais e tridimensionais em um procedimento de instrução com múltiplos exemplares para instalar nomeação (integração dos repertórios de falante e ouvinte) em quatro crianças com autismo. Após uma linha de base de nomeação (Fase 1), treinou-se discriminação condicional por identidade com o experimentador tateando os estímulos modelo, discriminação condicional auditivo-visual e tato com novos estímulos (Fase 2). Atingido o critério na Fase 2, a Fase 1 foi replicada (Fase 3). Observada nomeação na Fase 3, a Fase 1 foi replicada com novos estímulos (Fase 4). Dois participantes demonstraram nomeação. Discute-se a efetividade do procedimento de instrução com múltiplos exemplares, o papel da modalidade de estímulos e a interação entre os repertórios de falante e ouvinte.


Palavras-chave: nomeação, instrução com múltiplos exemplares, estímulos bi e tridimensionais, autismo

 

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Publicado

2017-05-17

Cómo citar

santos, E. L. N. dos, & de Souza, C. B. A. (2017). Ensino de Nomeação com Objetos e Figuras para Crianças com Autismo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(3). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18220

Número

Sección

Estudos Empíricos