Criatividade no Ensino Fundamental:

Fatores Inibidores e Facilitadores segundo Gestores Educacionais

Autores/as

  • Eunice Maria Lima Soriano de Alencar Universidade de Brasília
  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Clarissa Nogueira Borges Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palabras clave:

Psicologia Educacional e Psicologia da Criatividade, Criatividade, Gestor educacional, Práticas pedagógicas

Resumen

Este estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam ao professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que o gestor poderia utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Os fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos participantes para auxiliar o professor.

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aprendizagem. São Paulo. Edições Loyola.

Publicado

2015-09-03

Cómo citar

de Alencar, E. M. L. S., Fleith, D. de S., Boruchovitch, E., & Borges, C. N. (2015). Criatividade no Ensino Fundamental:: Fatores Inibidores e Facilitadores segundo Gestores Educacionais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18142