Ensino de Leitura de Orações por Discriminações Condicionais

Autores/as

  • Giselda Zanco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Melania Moroz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Psicologia; Psicologia da Educação

Resumen

Teve-se por objetivo ensinar o repertório de leitura, por meio de discriminações condicionais. A proposta, baseada no modelo de equivalência de estímulos e aplicada com software, teve orações como unidade de ensino. Participaram quatro alunos do Ensino Médio (EM). Foram utilizadas orações ditadas (A), imagens (B) e orações escritas (C); também foram utilizadas letras (E) para a construção das palavras componentes das orações. Avaliou-se o repertório antes e após o ensino; testou-se a generalização de leitura para palavras, orações e textos. Comparando-se o desempenho antes e após o ensino, verificou-se que ocorreu leitura generalizada de novas palavras e orações, além de leitura generalizada de textos. Concluiu-se que o procedimento foi efetivo para instalar repertório de leitura em nível mais complexo.

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Publicado

2016-02-22

Cómo citar

Zanco, G., & Moroz, M. (2016). Ensino de Leitura de Orações por Discriminações Condicionais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(4), 509–517. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18061