Caracterização das Pesquisas sobre Eficácia Coletiva Docente na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva

Autores/as

  • Maély Holanda Ramos Universidade Federal do Pará
  • Ana Patrícia Oliveira Fernandez UFPA
  • Fernando Ramos Pontes UFPA
  • Simone Costa Silva UFPA

Palabras clave:

Psicologia Social Cognitiva, Eficácia coletiva, Professores, Revisão sistemática

Resumen

A eficácia coletiva de professores refere-se ao modo como os membros do corpo docente julgam as capacidades desse grupo para realizar as tarefas específicas de sua função. Este estudo objetivou revisar sistematicamente pesquisas sobre a eficácia coletiva docente, na perspectiva social cognitiva. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos publicados entre 2010 a 2014, na base de dados da CAPES. O levantamento resultou em 12 artigos que contemplavam os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Os resultados indicaram, por meio da análise dos objetivos dos artigos selecionados, que as variáveis mais utilizadas para estudar a eficácia coletiva foram: autoeficácia e satisfação no trabalho. Notou-se ainda que a maioria das pesquisas utilizou abordagem quantitativa, sendo necessário ampliar os estudos, aplicando técnicas qualitativas.

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Publicado

2016-05-24

Cómo citar

Ramos, M. H., Fernandez, A. P. O., Pontes, F. R., & Silva, S. C. (2016). Caracterização das Pesquisas sobre Eficácia Coletiva Docente na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18050