Estereótipos sociais do idoso para diferentes grupos etários

Autores/as

  • Tatiana Lucena Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Brigido Vizeu Camargo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Andréa Barbará S. Bousfield Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palabras clave:

Psicologia; Psicologia Social, Idosos, Estereótipos, Identidade social, Classificação

Resumen

O objetivo deste estudo foi identificar estereótipos de idosos para diferentes grupos etários. Foram realizados oito grupos focais com cinco integrantes cada. Foram utilizadas 12 fotografias de pessoas e 70 cartões com adjetivos atribuídos ao idoso. Os participantes (40) foram divididos por sexo e grupo etário. Destes, 30 relataram contato diário com idosos. Para os idosos, idade foi o principal critério de categorização, seguido de etnia. Para os outros grupos, o principal critério foi sexo, seguido de idade. Em média, cada grupo constituiu três categorias, todos evidenciaram a idade como critério utilizado. Categorias consensuais emergiram sobre "idosos": culto, depressivo, ranzinza, positivo e negativo. O efeito de homogeneidade do out-group ocorreu na maioria dos grupos, mas o favoritismo intergrupal não aconteceu.

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Publicado

2016-05-24

Cómo citar

Torres, T. L., Camargo, B. V., & Bousfield, A. B. S. (2016). Estereótipos sociais do idoso para diferentes grupos etários. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18044