Rotinas Familiares de Ribeirinhos Amazônicos:
Uma Possibilidade de Investigação
Palabras clave:
Rotinas familiares, Comunidades ribeirinhas, Instrumento de avaliaçãoResumen
A rotina das famílias tem se revelado uma estratégia interessante que permite conhecer não apenas seu funcionamento, mas também o desenvolvimento de seus membros. Todavia, investigar rotinas constitui um desafio para os pesquisadores interessados nessa temática, principalmente quando se trata de grupos inseridos em contextos culturais diferenciados. Com o intuito de contribuir metodologicamente, o presente trabalho descreve um instrumento de investigação qualitativo (Questionário de Rotinas Familiares ”“ QRF), utilizado para coletar dados de rotinas de famílias que vivem em uma comunidade ribeirinha amazônica, cuja característica principal é o isolamento geográfico e social. São apresentadas as etapas de construção do instrumento, as adaptações necessárias e o modo de organização dos resultados (Diagrama de Atividades Familiares ”“ DAF), ilustrados a partir de um caso investigado.
Descargas
Citas
Boehs, A. E., Grisotti, M., & Aquino, M. W. (2007). Routines in families with infants. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15, 902-908.
Böing, E., Crepaldi, M. A., & Moré, C. L. O. O. (2008). Pesquisa com família: aspectos teórico-metodológicos. Paidéia, 18, 251-266.
Boyce, W. T., Jensen, E. W., James, S. A., & Peacock, J. L. (1983). The family routines inventory: Theoretical origins. Social Science and Medicine, 17, 193-200.
Bronfenbrenner, U. (2002). A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados (M. A. V. Veronese, Trad.). Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 1994)
Cecconello, A., & Koller, S. H. (2003). Inserção ecológica na comunidade: proposta metodológica para o estudo de famílias em situação de risco. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16, 515-524.
Coelho, K. H. L. (2005). O lazer em adolescentes: reflexões acerca de desenvolvimento. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém.
Fiese, B., Tomcho, T., Douglas, M., Josephs, K., Poltrock, S., & Baker, T. (2002). A review of 50 years of research on naturally occurring family routines and rituals: Cause for celebration? Journal of Family Psychology, 16, 381-390.
Fraxe, T. J. P. (2000). Homens anfíbios: uma etnografia do campesinato das águas. São Paulo: Annablume.
Geertz, C. (1966). Religion as a cultural system. Em M. Banton (Org.), Anthropological approaches to religion (pp. 1-46). London: Tavistock.
Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22, 201-210.
Harris, A. G. (2000). Life on the Amazon: The anthropology a brazilian peasant village. New York: Oxford University Press/The British Academic.
Haugland, B. S. M. (2005). Recurrent disruptions of rituals and routines in families with paternal alcohol abuse. Family Relations, 54, 225”“241.
Hutz, C. S., & Silva, D. F. M. (2002). Avaliação psicológica de crianças e adolescentes em situação de risco. Avaliação Psicológica, 1, 73-79.
Jensen, E. W., James, S. A., Boyce, W. T., & Hartnett (1983). The family routines inventory: Development and validation. Social Science and Medicine, 17, 201-211.
Larson, R. W., & Verma, S. (1999). How children and adolescents spend time across the world: Work, play, and developmental opportunities. Psychological Bulletin. 125, 701-736
Lemos, R. M. F. (2005). Rotinas e rituais familiares de uma população de baixa renda pertencente à Região Amazônica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém.
Mendes, L. S. A., Pontes, F. A. R., Silva, S. S. C., Bucher-Maluschke, J. S. N. F., Reis, D. C., & Baía-Silva, S. D. (2008). Inserção ecológica no contexto de uma comunidade ribeirinha amazônica. Revista Interamericana de Psicologia. 42, 1-10.
Minunchin, P. (1985). Families and individual development: Provocations from the field of family therapy. Child Development, 56, 289-302.
Nelson, K. (1981). Social cognition in a script framework. Em J. H. Flavell & L. Ross (Eds.), Social cognitive development (pp. 97”“118). New York: Cambridge University Press.
Nelson, K. (1996). Language in cognitive development: The emergence of the mediated mind. New York: Cambridge University Press.
Osgood, D. W., Wilson, J. K., O’Malley, P. M., Bachman, J. G., & Johnston, L. D. (1996), Routine activities and individual deviant behavior. American Sociological Review, 61, 635-655.
PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2000). Relatório de desenvolvimento humano. Retirado em 15/01/2005, de http://www.undp.org.br/HDR/HDR2000/rdh2000/default.asp.
Segall M. H., Dasen, P. R., Berry, J. W., & Poortinga, Y. H. (1990). Human behavior in global perspective: An introduction to cross-cultural psychology. Boston: Allyn & Bacon. .
Serpell, R., Sonnenschein, S., Baker, L., & Ganapathy, H. (2002). Intimate culture of families in the early socialization of literacy. Journal of Family Psychology, 16, 391-405.
Scherer, E. F. (2003). Políticas sociais para os Povos das Águas. Cadernos do CEAS, 207, 91-107.
Scherer, E. F. (2004a, maio). O defeso e a defesa do meio ambiente. Trabalho apresentado no II Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade e no II Congresso da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade. Indaiatuba, São Paulo.
Scherer, E. F. (2004b). Mosaico Terra-Água: a vulnerabilidade social ribeirinha na Amazônia. [Resumo]. Em Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Org.), Anais do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra: Universidade de Coimbra.
Silva, S. S. C. (2006). Estrutura e dinâmica das relações familiares de uma comunidade ribeirinha da região amazônica. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília.
Sytsma, S. E., Kelley, M. L., & Wymer, J. H. (2001). Development and initial validation of the child routines inventory. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 23, 241-251.
Wagley, C. (1952). Man in the Amazon. Gainesville, FL: The University Press of Florida.
Wittig, M. M. (2005). Development and validation of Child Routines Questionnaire: Preschool. Tese de Doutorado, Louisiana State University, Louisiana.