A lógica da dialogicidade narrativa no Repertório de Posições Pessoais
Palabras clave:
Repertório de posições pessoais, Self dialógico, Narratividade, ReflexividadeResumen
Este estudo teve o objetivo de analisar as relações lógicas que fundamentam a abordagem dialógica do self e sua contraparte instrumental, o Repertório de Posições Pessoais (RPP). Metodologicamente, a análise tomou por base a evidência empírica fornecida pela aplicação do RPP a 17 participantes com idade entre 19 e 34 anos (11 mulheres). Os resultados sugeriram dois diferentes contextos para o fenômeno de dialogicidade do self: a possibilidade de uma pessoa perceber-se como uma multiplicidade de características, e a possibilidade de construir narrativas sobre si a partir de diferentes pontos de vista. Esses resultados indicaram que o RPP é capaz de demonstrar a estrutura espacial da dialogicidade, mas não a dialogicidade em ação. A dialogicidade não é avaliada diretamente pelo instrumento, mas revela-se um resultado da natureza narrativa do self. Para concluir, são discutidas limitações e possibilidades da abordagem dialógica do self, bem como do instrumento de avaliação proposto.
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