O Uso de Medidas Intelectuais na Análise do Monitoramento Metacognitivo de Crianças

Autores/as

  • Marília Zampieri Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Patrícia Waltz Schelini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palabras clave:

Psicologia; Metacognição, Metacognição, Monitoramento metacognitivo, Medidas metacognitivas, Medidas intelectuais, Modelo CHC

Resumen

O monitoramento metacognitivo é uma das habilidades compreendidas pela metacognição. É avaliado utilizando-se instrumentos de autorrelato ou pela formulação de julgamentos. O objetivo do presente estudo foi investigar o monitoramento metacognitivo de crianças durante a realização de três subtestes de uma bateria de inteligência, cujo referencial é o Modelo Cattell-Horn-Carrol. Os participantes responderam aos subtestes e foram solicitados a emitir estimativas sobre seu desempenho. Os resultados indicaram que a amostra já apresentava habilidades de monitoramento cognitivo e algumas medidas de monitoramento mostraram-se significativamente melhores para o subteste Desempenho em Matemática. Os dados são relevantes para confirmar, na população nacional, as informações da literatura internacional, e também para discutir a importância do incentivo e estímulo ao treinamento das habilidades metacognitivas.

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Publicado

2013-07-04

Cómo citar

Zampieri, M., & Schelini, P. W. (2013). O Uso de Medidas Intelectuais na Análise do Monitoramento Metacognitivo de Crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(2), 177–183. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17605