Evidências de validade de uma escala destinada à avaliação da metacognição infantil

Autores

  • Jussara Fatima Pascualon-Araujo Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Waltz Schelini Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Psicologia; Avaliação Psicológica, Metacognição infantil, Avaliação, Psicometria

Resumo

Pensamentos e conhecimentos que os indivíduos possuem sobre seus próprios processos cognitivos definem o termo metacognição. O objetivo desse trabalho foi continuar o processo de validação da Escala de Metacognição (EMETA) analisando evidências baseadas na estrutura e na consistência internas, bem como a realização de comparação entre as médias para investigar as influências das variáveis gênero, tipo de escola e idade. Os resultados encontrados em amostra de 196 participantes entre 9 e 12 anos apontaram a presença de um único fator denominado Metacognição e a possibilidade de redução dos itens de 67 para 40. Não foi encontrada diferença significativa influenciada pelas variáveis analisadas. Apesar dos resultados favoráveis ao acúmulo das evidências de validade, outros parâmetros psicométricos ainda devem ser avaliados.

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Publicado

2015-11-16

Como Citar

Pascualon-Araujo, J. F., & Schelini, P. W. (2015). Evidências de validade de uma escala destinada à avaliação da metacognição infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(2), 163–171. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18104