Criatividade e Inteligência em Crianças:

Habilidades Relacionadas?

Autores/as

  • Tatiana de Cássia Nakano PUC-Campinas

Palabras clave:

Psicologia, Criatividade, Inteligência, Avaliação, Ensino fundamental

Resumen

Diante dos questionamentos que persistem acerca da relação entre criatividade e inteligência, esta pesquisa teve por objetivo investigar esses construtos junto a 90 estudantes do Ensino Fundamental (44 do sexo feminino e 46 do sexo masculino), com idades entre 7 e 12 anos que responderam a um teste não verbal de desenvolvimento cognitivo (Desenho da Figura Humana) e a um teste de criatividade (Teste de Criatividade Figural Infantil). Os resultados demonstraram que o desempenho no teste cognitivo relacionou-se significativamente com o desempenho no teste de criatividade (r=0,471, p≤0,001), de forma que, no presente estudo, criatividade e inteligência se encontram relacionadas. Conforme esperado, criatividade e desenvolvimento cognitivo mostraram-se sensíveis à influência da idade, sendo que a variável gênero não se mostrou significativa.

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Publicado

2012-07-02

Cómo citar

Nakano, T. de C. (2012). Criatividade e Inteligência em Crianças:: Habilidades Relacionadas?. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(2), 149–159. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17563