A Estrutura Fatorial do Teste de Criatividade Figural Infantil

Autores

  • Tatiana de Cássia Nakano PUC-Campinas
  • Ricardo Primi Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Criatividade, Análise fatorial, Desenhos, Avaliação

Resumo

Com o objetivo de investigar evidências de validade do Teste de Criatividade Figural Infantil, a análise fatorial foi realizada visando uma melhor compreensão acerca das 12 características criativas avaliadas pelo instrumento (Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Fantasia, Movimento, Uso de Contexto, Extensão de Limites e Títulos Expressivos). Estudantes de 1a a 8a séries do Ensino Fundamental (n=626, 290F / 336M) responderam ao instrumento. A análise fatorial apontou uma estrutura composta por quatro fatores (enriquecimento de idéias, aspectos cognitivos, emotividade e preparação criativa), que foi adotado como modelo de correção do instrumento devido à consistência do mesmo com a literatura científica, ao diferenciar entre as características cognitivas e emocionais da criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carroll, J. B. (1985). Exploratory factor analysis: a tutorial. In D. K. Determan (Ed.), Current topics in human intelligence: Research and methodology (pp. 191-205). Worwoood NJ: Ablex.
Chase, C. I. (1985). Review of the Torrance Tests of Creative Thinking. In J. V. Mitchell Jr. (Ed.), The ninth mental measurements yearbook (pp. 1631-1632). Lincoln: University of Nebraska Press.
Chen, S. A., & Michael, W. B. (1993). First-order and higher-order factors of creative social intelligence within Guilford’s structure of intellect model: a reanalysis of a Guilford data-base. Educational and Psychological Measurement, 53, 619-641.
Clapham, M. M. (1998). Structure of figural forms A and B of the Torrance Tests of Creative Thinking. Educational and Psychological Measurement, 58, 275-283.
Enzmann, D. (1997). RanEigen: a program to determine the parallel analysis criterion for the number of principal components. Applied Psychological Measurement, 21, 232-232.
Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando SPSS. Porto Alegre: Artmed.
Goodwin, L. D., & Leech G. N. (2006). Understanding correlation: factors that affect the size of r. The Journal of Experimental Education, 74, 251”“266.
Guilford, J. P. (1960). The structure of the intellect model: its use and implications. New York: McGraw-Hill.
Heausler, N. L., & Thompson, B. (1988). Structure of the Torrance Tests of Creative Thinking. Educational and Psychological Measurement, 48, 463-468.
Kim, K. H. (2006). Is creativity unidimensional or multidimensional? Analyses of the Torrance Tests of Creative Thinking. Creativity Research Journal, 18, 251-259.
Kim, K. H., Cramond, B., & Bandalos, D. L. (2006). The latent structure and measurement invariance of scores on the Torrance Tests of Creative Thinking”“Figural. Educational and Psychological Measurement, 66, 459-477.
Kirton, M. J. (1976). Adaptors and innovators: A description and measure. Journal of Applied Psychology, 61, 622-629.
Marroco, J. (2003). Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa, Pt: Sílabo.
Moraes, M. F., & Azevedo, I. (2009). Avaliação da criatividade como um contexto delicado: revisão de metodologias e problemáticas. Avaliação Psicológica, 8 (1), 1-15.
Nakano, T. C. (2003). Criatividade Figural: proposta de um instrumento de avaliação. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, S.P.
Nakano, T. C., & Wechsler, S. M. (2006a). Teste Brasileiro de Criatividade Figural: Proposta de instrumento. Revista Interamericana de Psicologia, 40, 103-110.
Nakano, T. C., & Wechsler, S. M. (2006b). Teste Brasileiro de Criatividade Figural: Proposta de normas. Avaliação Psicológica, 5, 159-170.
Nakano, T. C., Wechsler, S. M. & Primi, R. (2011). Teste de Criatividade Figural Infantil: Manual técnico. São Paulo: Editora Vetor.
Plass, H., Michael, J. J., & Michael, W.B. (1974). The factorial validity of the Torrance Tests of Creative Thinking for a sample of 111 sixth-grade children. Educational and Psychological Measurement, 34, 413-414.
Reise, S. P., Waller, N. G., & Comrey, A. L. (2000). Factor analysis and scale revision. Psychological Assessment, 12, 287-297
Runco, M. A., & Mraz, W. (1992). Scoring divergent thinking tests using total ideational output and a creativity index. Educational and Psychological Measurement, 52, 213-221.
Sternberg, R. J. & Grigorenko, E. L. (2001). Guilford’s structure of intellect model and model of creativity: contributions and limitations. Creativity Research Journal, 13, 309-316.
Stevens, J. P. (1992). Applied multivariate statistics for the social sciences. Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (1996). Using multivariate statistics. New York: HarperCollins.
Torrance, E. P. (1966). Torrance tests of creative thinking. Lexington: Personnel Press.
Torrance, E. P., & Ball, O. E. (1978). Streamlined scoring and norms for figural form A and B. Athens: Georgia Studies of Creative Behavior.
Torrance, E. P., & Ball, O. E. (1990). Streamlined scoring and interpretation guide and norms manual verbal and figural form B. Bensenville: Scholastic Testing Service.
Torrance, E. P., & Safter, H. T. (1999). Making the creative leap beyond. Buffalo, NY: Creative Education Foundation.
Watkis, M. W. (2006). Determining parallel analysis criteria. Journal of Modern Statistical Methods, 5 (2), 344-346.
Wechsler, S. M. (2004). Avaliação da criatividade por figuras e palavras: testes de Torrance ”“ versão brasileira. (2ª ed. revisada). Campinas: Lamp / Impressão Digital do Brasil.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Nakano, T. de C., & Primi, R. (2012). A Estrutura Fatorial do Teste de Criatividade Figural Infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(3), 275–283. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18161