Estilos Interactivos de Educadoras do Ensino Especial em Contexto de Educação-de-Infância

Autores/as

  • Catarina Grande Universidade do Porto
  • Ana Isabel Pinto Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000400010

Palabras clave:

Interações educador-criança, Necessidades educativas especiais, Creche/jardim-de-infância, Intervenção precoce

Resumen

Este estudo pretendeu caracterizar os estilos interactivos das educadoras do Ensino Especial ao se relacionarem com crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) integradas em creches/jardins-de-infância do Porto. Participaram 50 educadoras e 50 crianças. Os comportamentos interactivos foram avaliados utilizando a Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino. O envolvimento das crianças foi codificado por meio do EQUAL-III. A análise de clusters identificou dois sub-grupos: (i) educadoras que utilizam mais frequentemente comportamentos directivos; (ii) educadoras nas quais predominam comportamentos elaborativos e responsivos. Os subgrupos distinguiram-se em características de qualidade estrutural da sala, da educadora e do envolvimento da criança. As crianças com NEE parecem se beneficiar de interacções baixas em directividade. Interacções elaborativas-responsivas tendem a promover níveis mais sofisticados de envolvimento, pelo que são recomendadas.

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Publicado

2010-02-09

Cómo citar

Grande, C., & Pinto, A. I. (2010). Estilos Interactivos de Educadoras do Ensino Especial em Contexto de Educação-de-Infância. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 25(4), 547. https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000400010

Número

Sección

Estudos Empíricos