A Participação de Crianças entre os Três e os Cinco Anos em Casa e na Comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e36327%20

Palavras-chave:

Barreiras ambientais, Inclusão social, Participação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever a participação de crianças entre os três e cinco anos de idade em casa e na comunidade, comparando crianças elegíveis e com apoio da Educação Especial e/ou do Sistema Nacional de Intervenção Precoce para a Infância com crianças não elegíveis e sem apoio, em três dimensões: funcionalidade da criança, participação da criança e perceção de barreiras ambientais em ambos os contextos. Os dados acerca da funcionalidade da criança foram recolhidos com recurso às educadoras de infância e da participação e barreiras ambientes com recurso aos pais. Informações sociodemográficas também foram recolhidas. Neste estudo, participaram 40 educadoras de infância e 116 crianças (e os seus pais), das quais 42 eram elegíveis e tinham apoio da Educação Especial e/ou do Sistema Nacional de Intervenção Precoce para a Infância. Os resultados indicaram que as crianças elegíveis e com apoio apresentam níveis mais baixos de funcionalidade, participam menos frequentemente e estão menos envolvidas nas atividades de casa e da comunidade e que os seus pais percebem mais barreiras ambientais nos contextos. Os resultados foram analisados e discutidos à luz do Modelo Biopsicossocial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AydoÄŸan, C., Farran, D. C., & SaÄŸsöz, G. (2015). The relationship between kindergarten classroom environment and children's engagement. European Early Childhood Education Research Journal, 23(5), 604-618. doi:10.1080/1350293X.2015.1104036

European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2014). Five key messages for inclusive education. Putting theory into Pratice. Denmark: European Agency for Special Needs and Inclusive Education.

Almqvist, L., Uys, C. J. E., & Sandberg, A. (2007) Patterns of engagement of children with and without developmental delay. Journal of Policy and Practice in Intellectual Disabilities, 3(1), 65-75. doi:10.1111/j.1741-1130.2006.00054.x

Anaby, D., Law, M., Coster, W., Bedell, G., Khetani, M., Avery, L., & Teplicky, R. (2014). The mediating role of the environment in explaining participation of children and youth with or without disabilities across home, school and community. Archives of Physical Medicine and Reabilitation, 95, 908-917. doi:10.1016/j.apmr.2014.01.005

Bedell, G., Coster, W., Law, M., Liljenquist, K., Kao, Y.C., Teplicky, R., Anaby, D., & Khetani, M. (2013). Community Participation, Support and Barriers of School-Age Children With and Without Disabilities. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 94, 315-323. doi:10.1016/j.apmr.2012.09.024

Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development: Experiments by natural and design. Cambridge: Harvard University Press.

Castro, S., & Pinto, A. I. (2015). Matrix for assessment of activities and participation: Measuring functioning beyond diagnosis in young children with disabilities. Developmental neurorehabilitation, 18(3), 177-189. doi:10.3109/17518423.2013.806963

Castro, S., Pinto, A. I., & Figueiredo, A. (2013). Matrix of Activities and Participation Evaluation. Unpublished instrument. [Matriz de Avaliação das Atividades e Participação. Instrumento não publicado]. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

Coster, W., & Khetani, M. A. (2008). Measuring participation of children with disabilities: issues and challenges. Disability and rehabilitation, 30(8), 639-648. doi:10.1080/09638280701400375

Decree-law 281/2009. Creation of a National System for Early Childhood Intervention [“Criação de um Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)”]. Diário da República, I Série, N. º 193, de 6 de Outubro de 2009, pp. 7298-7301.

Decree-law nº3/2008. Defines the specialised support for preschool, primary and secondary education in the public, private and cooperative sectors, aiming at creating conditions for adequate education processes of students with significative limitations in activity and participation in one or several domains of school life [“Define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, privado e cooperativo visando a criação de condições para a adequação do processo educativo à s necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou em vários domínios da vida escolar”]. Diário da República, I Série, N. º 4, de 7 de Janeiro de 2008, pp. 154-164.

Division for Early Childhood. (2014). DEC recommended practices in early intervention/early childhood special education. Retrieved from http://www.dec-sped.org/recommendedpractices.

Ellingsen, K. M. (2011). Deriving developmental code sets from the international classification of functioning, disability and health, for children and youth (ICF-CY). University of North Carolina at Chapel Hill. Unpublished PhD dissertation.

Ellingsen, K. M & Simeonsson, R. J. (2011). WHO ICF-CY Developmental Code Sets. Retrieved from http://www.icfcydevelopmentalcodesets.com/

Eriksson, L., Welander, J., & Granlund, M. (2007) Participation in everyday school activities for children with and without disabilities. Journal of Developmental and Physical Disabilities, 19(5), 485-502. doi:10.1007/s10882-007-9065-5

Fauconnier, J., Dickinson, H. O., Beckung, E., Marcelli, M., McManus, V., Michelsen, S. I., Parkes, J., Parkinson, K.N., Thyen, U., Arnaud, C., & Colver, A. (2009). Participation in life situations of 8-12 year old children with cerebral palsy: cross sectional European study. The BMJ, 338, 1-12. doi:10.1136/bmj.b1458

Felgueiras, I. (2009). The international classification of functionality, disability and health (ICF) and its contributions to the reconcetualization of disability and disability. In G. Portugal (Org.), Ideas, projects and innovation in the world of childhood: the path and presence of Joaquim Bairrão (pp. 47-62) [A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) e seus contributos para a reconcetualização da deficiência e da incapacidade. In G. Portugal (Org.), Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão (pp. 47-62)]. Aveiro: Theoria Poiesis Praxis, Universidade de Aveiro.

Field, A. (2015). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (4 th Edition). London: Sage.

Granlund, M. (2013). Participation-challenges in conceptualization, measurement and intervention. Child: care, health and development, 39(4), 470-473. doi:10.1111/cch.12080

Graham, N. (2014). Children With Disabilities. Paper commissioned for Fixing the Broken Promise of Education for All: Findings from the Global Initiative on Out-of-School Children. Montreal: UNESCO Institute for Statistics (UIS).

Grande, C. (2013). Study of the impact of teacher-child interactions on the engagement of children with special educational needs in the context of daycare and kindergarten. [Estudo do impacto das interacções educadora-criança no envolvimento das crianças com necessidades educativas especiais em contexto de creche e de jardim-de-infância]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Imms, C., & Granlund, M. (2014). Participation: Are we there yet…. Australian occupational therapy journal,61(5), 291-292. doi:10.1111/1440-1630.12166

Imms, C., Granlund, M., Wilson, P. H., Steenbergen, B., Rosenbaum, P. L., & Gordon, A. M. (2017). Participation, both a means and an end: a conceptual analysis of processes and outcomes in childhood disability. Developmental Medicine & Child Neurology, 59(1), 16-25. doi:10.1111/dmcn.13237

Kang, L. J., Hsieh, M. C., Liao, H. F., & Hwang, A. W. (2017). Environmental barriers to participation of preschool children with and without physical disabilities.International journal of environmental research and public health,14(5), 518. doi:10.3390/ijerph14050518

Khetani, M.A., Coster, W., Law, M. & Bedell, G.M. (2013) Young Children’s Participation and Environment Measure (YC-PEM). Fort Collins (CO): Colorado State University.

Law, M. (2002). Participation in the occupations of everyday life. American journal of Occupational Therapy, 56, 640-9. doi:10.5014/ajot.56.6.640 ·

Law, M., Anaby, D., Teplicky, R., Khetani, M. A., Coster, W., & Bedell, G. (2013). Participation in the home environment among children and youth with and without disabilities. The British Journal of Occupational Therapy, 76(2), 58-66. doi:10.4276/030802213X13603244419112

Lim, C. Y., Law, M., Khetani, M., Pollock, N., & Rosenbaum, P. (2016). Participation in out-of-home environments for young children with and without developmental disabilities.OTJR: occupation, participation and health,36(3), 112-125. doi:10.1177/1539449216659859

Peterson, D., Mpofu, E., & Oakland, T. (2010). Concepts and Models in Disability, Functioning, and Health. In Mpofu, E and Oakland, T (Eds.), Rehabilitation and Health Assessment: Applying ICF Guidelines, (pp. 3-26). United States: Springer Publishing Company.

Rosenberg, L., Bart, O., Ratzon, N.Z., & Jarus, T. (2013) Personal and Environmental Factors Predict Participation of Children With and Without Mild Developmental Disabilities. Journal of Child and Family Studies, 22, 658-671. doi:10.1007/s10826-012-9619-8

Rosenthal, R. (1991). Meta-analytic procedures for social research (revised edition). Newbury Park, CA: Sage. doi:10.4135/9781412984997

Sameroff, A. (2010). A unified theory of development: A dialectic integration of nature and nurture.Child development,81(1), 6-22. doi:10.1111/j.1467-8624.2009

Shonkoff, J.P. (2015). The neurobiology of childhood development and the foundation of a sustainable society. In P. T. M. Marope and Y. Kaga (Eds.), Investing against Evidence: The Global State of Early Childhood Care and Education (pp. 55-71). Paris, UNESCO Publising.

Simeonsson, R.J., Carlson, D., Huntington, G., McMillen, J., & Brent, J. (2001) Students with disabilities: A national survey of participation in school activities. Disability and Rehabilitation, 23(2), 49-63. doi:10.1080/096382801750058134

Ullenhag, A., Bult, M. K., Nyquist, A., Ketelaar, M., Jahnsen, R., Krumlinde-Sundholm, L., Almqvist, L., & Granlund, M. (2012). An international comparison of patterns of participation in leisure activities for children with and without disabilities in Sweden, Norway and the Netherlands. Developmental neurorehabilitation, 15(5), 369-385. doi:10.3109/17518423.2012.694915

WHO [World Health Organization] (2007). International Classification of Functioning, Disability and Health, Children & Youth Version: ICF-CY. Geneva, Switzerland: World Health Organization.

Publicado

2021-01-14

Como Citar

Guichard, S., & Grande, C. (2021). A Participação de Crianças entre os Três e os Cinco Anos em Casa e na Comunidade. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e36327

Edição

Seção

Estudos Empíricos