Burnout em Professores Universitários:

Impacto de Percepções de Justiça e Comprometimento Afetivo

Autores/as

  • Ivone Félix de Souza Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Helenides Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palabras clave:

Burnout, Justiça organizacional, Comprometimento organizacional afetivo

Resumen

Esta pesquisa objetivou analisar o poder mediacional do comprometimento organizacional afetivo na relação entre as percepções de justiça distributiva, processual e interacional e o burnout. Participaram da pesquisa 233 professores universitários. Foram aplicados os instrumentos avaliativos Maslach Burnout Inventory, Escala de Percepção de Justiça Organizacional e Organizational Commitment Questionnaire. Analisou-se o poder mediacional do comprometimento na relação entre a percepção de justiça e o burnout, a partir da regressão hierárquica. O poder mediacional do comprometimento se confirmou na relação entre percepção de justiça distributiva e exaustão. Concluiu-se que a percepção de injustiça na forma de distribuição de recursos pode levar o professor universitário à exaustão, o que pode ter probabilidade aumentada diante da falta de comprometimento.

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Publicado

2010-02-09

Cómo citar

Souza, I. F. de, & Mendonça, H. (2010). Burnout em Professores Universitários:: Impacto de Percepções de Justiça e Comprometimento Afetivo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 25(4), 499. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17410

Número

Sección

Estudos Empíricos