Elaboração e Validação de um Instrumento para Avaliar Tipos de Pensamento Através da Interpretação de Provérbios
Palabras clave:
Teste de provérbios, Desenvolvimento cognitivo, Pensamento concreto e abstratoResumen
Foi elaborado e validado um instrumento destinado a avaliar tipos de pensamento - concreto e abstrato - através da interpretação de provérbios. O trabalho foi desenvolvido nas etapas que se seguem. 1) Arrolamento e seleção de 104 provérbios comumente usados em nosso meio. 2) Avaliação da familiaridade e inteligibilidade das palavras dos provérbios por um grupo de crianças. Os provérbios que apresentaram dificuldades de compreensão foram eliminados. 3) Avaliação da familiaridade dos provérbios por dez juizes adultos. 4) Análise da validade de conteúdo do instrumento. Para cada provérbio foram elaboradas três alternativas de resposta, concreta, abstrata e irrelevante. Cinco juizes avaliaram tais alternativas como indicativas de concretude ou abstração, ou como desligadas quer do sentido literal quer do sentido metafórico do provérbio. Apenas as alternativas que apresentaram um alto grau de concordância entre os juizes foram aceitas. 5) Análise do poder discriminativo e da precisão do instrumento, através de sua aplicação a 195 crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos. A análise estatística revelou um instrumento com alto poder discriminativo e elevada precisão.
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