O EFEITO DA REPRESENTAÇÃO PICTOGRÁFICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS
Palabras clave:
Competência narrativa, Crianças, Linguagem escrita, EstóriasResumen
- O presente estudo comparou a performance de crianças (4 a 8 anos de idade) quanto à produção de narrativas orais em duas condições experimentais. Na Condição 1 a criança era solicitada a produzir uma estória a partir de uma representação pictográfica (desenho feito pelo sujeito); na Condição 2 a mesma solicitação era feita na ausência de qualquer representação pictográfica. As estórias foram analisadas e categorizadas em função da estrutura narrativa que apresentavam, quanto ao uso de recursos coesivos e quanto ao grau de contextualização. Observou-se um efeito significativo da representação pictográfica sobre a produção das estórias. As narrativas produzidas sob a Condição 1 (com desenho) possuíam características da linguagem oral, e eram contextualmente dependentes da representação pictográfica. Em contraste, as narrativas elaboradas soba Condição 2 (sem desenho) apresentaram racterísticas peculiares à organização da linguagem escrita, mostrando independência contextual, estando presentes convenções e construções próprias do estilo narrativo. Os resultados apontam aspectos relevantes ao estudo da produção de narrativas em crianças, questionando as práticas alfabetizadoras que condicionam a produção de narrativas por parte da criança a representações pictográficas. Essas atividades reforçam mais os usos da linguagem oral do que as convenções da linguagem escrita que são relevantes para o currículo escolar.
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