Treino Cognitivo de Memória com Idosos Saudáveis: Metanálise e Comparação de Estratégias
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e38319.enPalavras-chave:
memória, envelhecimento, idosos, treino cognitivoResumo
O treino cognitivo é um recurso possível para o aprimoramento da memória. Este trabalho busca comparar a eficácia de estratégias de treino de memória com idosos adotadas no contexto brasileiro. Pesquisou-se por estudos que apresentassem ensaios clínicos sobre efeitos de diferentes estratégias de memorização com idosos brasileiros. Realizou-se uma metanálise do tamanho de efeito (g de Hedges) das estratégias de nove estudos que resultaram com essas características. Evidenciaram-se efeitos do treino de insignificantes a moderados, mas não estatisticamente significativos, sobre as memórias de trabalho, episódica e semântica, além de moderado e significativo sobre a memória incidental. Isso indica que estudos brasileiros têm apresentado programas de treino com estratégias de memorização com efeito no máximo moderado sobre a memória de idosos.
Downloads
Referências
Almondes, K. M. de, Leonardo, M. E. M., & Moreira, A. M. S. (2017). Effects of a cognitive training program and sleep hygiene for executive functions and sleep quality in healthy elderly. Dementia & Neuropsychologia, 11(1), 69-78. https://doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-010011
Brum, P., Borella, E., Carretti, B., & Yassuda, M. (2020). Working memory training format in older adults: Individual versus group sessions. Aging Clinical and Experimental Research, 32(11), 2357-2366. https://doi.org/10.1007/s40520-019-01468-0
Borenstein, M., Hedges, L. V., Higgins, J. P. T., & Rothstein, H. R. (2009). Introduction to meta-analysis John Wiley & Sons.
Carvalho, F. C. R., Neri, A. L., & Yassuda, M. S. (2010). Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(2), 317-323. https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000200014
Chiu, H., Chu, H., Tsai, J., Liu, D., Chen, Y., Yang, H., & Chou, K. (2017). The effect of cognitive-based training for the healthy older people: A meta-analysis of randomized controlled trials. PLoS ONE, 12(5), e0176742. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0176742
D’Antonio, J., Simon-Pearson, L., Goldberg, T., Sneed, J., Rushia, S., Kerner, N., Andrews, H., Hellegers, C., Tolbert, S., Perea, E., Petrella, J., Doraiswamy, M., & Devanand, D. (2019). Cognitive training and neuroplasticity in mild cognitive impairment (COG-IT): Protocol for a two-site, blinded, randomised, controlled treatment trial. BMJ Open, 9(8), p. e028536. http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2018-028536
Flather, M., Delahunty, N., & Collinson, J. (2006). Generalizing results of randomized trials to clinical practice: Reliability and cautions. Clinical Trials: Journal of the Society for Clinical Trials, 3(6), 508-512. https://doi.org/10.1177%2F1740774506073464
Gates, N., Sachdev, P., Singh, M. F., & Valenzuela, M. (2011). Cognitive and memory training in adults at risk of dementia: A systematic review. BMC Geriatrics, 11(1), 1-14. https://doi.org/10.1186/1471-2318-11-55
Golino, M., & Flores-Mendoza, C. (2016). Desenvolvimento de um programa de treino cognitivo para idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 19(5), 769-785. http://dx.doi.org/10.1590/1809-98232016019.150144
Gross, A. L., Parisi, J. M., Spira, A. P., Kueider, A. M., Ko, J. Y., Saczynski, J. S., Samus, Q. M., & Rebok, G. W. (2012). Memory training interventions for older adults: A meta-analysis. Aging & mental health, 16(6), 722-734. https://doi.org/10.1080/13607863.2012.667783
Higgins, J. P. T., & Green, S. (2008). Cochrane Handbook for systematic reviews of interventions Wiley.
Irigaray, T. Q., Gomes Filho, I., & Schneider, R. H. (2012). Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 182-187.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/
Lakens, D. (2013). Calculating and reporting effect sizes to facilitate cumulative science: A practical primer for t-tests and ANOVAs. Frontiers in psychology, 863. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00863
Lima-Silva, T. B., Oliveira, A. C. V., Paulo, P. L. V., Malagutti, M. P., Danzini, V. M. P., & Yassuda, M. S. (2011). Treino cognitivo para idosos baseado em estratégias de categorização e cálculos semelhantes a tarefas do cotidiano. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 14(1), 65-74. https://doi.org/10.1590/S1809-98232011000100008
Lima-Silva, T. B., Ordonez, T. N, Santos, G. D., Fabrício, A. T., Aramaki, F. O, Almeida, E. B., Vianna-Paulo, D. L., Malagutti, M. P., Valente-Oliveira, A. C., Iwasaki, A., Souza, G. S., & Yassuda, M. S. (2010). Effects of cognitive training based on metamemory and mental images. Dementia & Neuropsychologia, 4(2), 114-119. https://doi.org/10.1590/S1980-57642010DN40200007
Lima-Silva, T. B., Teixeira-Fabrício, A., Silva, L. S. V., Oliveira, G. M., Silva, W. T., Kissaki, P. T., Silva, A. P. F., Sasahara, T. F., Ordonez, T. N., Oliveira, T. B., Aramaki, F. O., Buriti, A., & Yassuda, M. S. (2012). Training of executive functions in healthy elderly: Results of a pilot study. Dementia & Neuropsychologia, 6(1), 35-41.
Lopes, R., & Argimon, I. (2016). El entrenamiento cognitivo en los ancianos y efectos en las funciones ejecutivas. Acta Colombiana de Psicología, 159-176. http://www.dx.doi.org/10.14718/ACP.2016.19.2.8
Melby-Lervåg, M., & Hulme, C. (2013). Is working memory training effective? A meta-analytic review. Developmental Psychology, 49(2), 270-291. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/a0028228
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097.
Neshat-Doost, H., Dalgleish, T., Yule, W., Kalantari, M., Ahmadi, S., Dyregrov, A., & Jobson, L. (2012). Enhancing autobiographical memory specificity through cognitive training. Clinical Psychological Science, 1(1), 84-92. https://doi.org/10.1177%2F2167702612454613
Ordonez, T. N., Borges, F., Kanashiro, C. S., Santos, C. C. N., Hora, S. S., & Lima-Silva, T. B. (2017). Actively station: Effects on global cognition of mature adults and healthy elderly program using electronic games. Dementia & Neuropsychologia, 11(2), 186-197. https://doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-020011
Pereira, M. G., & Galvão, T. F. (2014). Heterogeneidade e viés de publicação em revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(4), 775-778.
Rosenthal, J. (1996). Qualitative descriptors of strength of association and effect size. Journal Of Social Service Research, 21(4), 37-59. https://doi.org/10.1300/J079v21n04_02
Salmazo-Silva, H., & Lima-Silva, T. B. (2018). Saúde cognitiva e promoção do envelhecimento cognitivo bem sucedido. In F. S. Santos, T. B. Lima-Silva, E. B. Almeida, & E. M. Oliveira (eds.), Estimulação cognitiva para idosos:Ênfase em memória (2a ed., pp. 09-14). Editora Atheneu.
Salmazo-Silva, H., & Yassuda, M. S. (2009). Memory training for older adults with low education: Mental images versus categorization. Educational Gerontology, 35(10), 37-59. https://doi.org/10.1080/03601270902782487
Santos, M. T., & Flores-Mendoza, C. (2017). Treino cognitivo para idosos: Uma revisão sistemática dos estudos nacionais. Psico-USF, 22(2), 337-349. https://doi.org/10.1590/1413-82712017220212
Souza, F., Mendes, A., Bennemann, R., & Milani, R. (2019). Treino cognitivo para grupos de idosos: Uma revisão sistemática. Psicologia, Saúde & Doenças, 20(2), 503-511. http://dx.doi.org/10.15309/19psd200218
Sterne, J. A. ., & Egger, M. (2001). Funnel plots for detecting bias in meta-analysis. Journal of Clinical Epidemiology, 54(10), 1046-1055. https://doi.org/10.1016/S0895-4356(01)00377-8
Vieira, V. A. (2017). Meta-análise: Metodologia, pesquisa e análise de dados Editora UFSC.
Waldum, E. R., Dufault, C. L., & McDaniel, M. A. (2016). Prospective memory training: Outlining a new approach. Journal of Applied Gerontology, 35(11), 1211-1234. https://doi.org/10.1177%2F0733464814559418
Yassuda, M. S., Batistoni, S. S. T., Fortes, A. G., & Neri, A. L. (2006). Treino de memória no idoso saudável: Benefícios e mecanismos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 470-481.
Yassuda, M. S., & Brum, P. S. (2015). Reabilitação dos transtornos neurocognitivos leves em idosos. In F. H. dos Santos, V. M. Andrade, & O. F. A. Bueno (orgs.), Neuropsicologia hoje (2a ed., pp. 318-325). Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Victor Linking Magalhães Campos, Thiago Henrique Ferreira Vasconcellos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.