Relações Entre Suporte Parental e Reconhecimento de Expressões Faciais Emocionais em Pré-Adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39201.pt

Palavras-chave:

Suporte parental, Expressões faciais emocionais, pré-adolescentes, revisão integrativa

Resumo

Este estudo analisou a relação entre suporte parental e habilidade de reconhecer expressões faciais emocionais em pré-adolescentes através de uma revisão integrativa de pesquisas empíricas dos últimos dez anos. Foram encontradas 12 publicações, as quais utilizaram principalmente tarefas computadorizadas para avaliar o reconhecimento de expressões faciais, sendo a maioria estudos transversais. Houve uma associação de práticas parentais positivas com uma melhor habilidade de reconhecimento de expressões faciais dos filhos, assim como aspectos negativos da parentalidade estiveram associados a um pior reconhecimento de expressões faciais e a um favorecimento do reconhecimento de expressões negativas, sendo que alguns resultados foram contraditórios. Discute-se a importância desta habilidade para o desenvolvimento infanto-juvenil e destacam-se lacunas metodológicas e sugestões para avançar os estudos na área.

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

Loos, V. N., Lopes, F. M., & Menezes, C. B. (2023). Relações Entre Suporte Parental e Reconhecimento de Expressões Faciais Emocionais em Pré-Adolescentes. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39201.pt

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