Memória Episódica e Idoso: Principais Alterações a partir de Diferentes Intervenções Cognitivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3637%20

Palavras-chave:

Memória episódica, Intervenção cognitiva, Idoso, Saúde do idoso, Envelhecimento

Resumo

O envelhecimento acarreta uma série de alterações cognitivas, incluindo a memória episódica, que pode ser potencializada a depender do estilo de vida do idoso e estimulada através de intervenções cognitivas. O objetivo desse estudo foi verificar se há diferenças relacionadas à memória episódica e ao humor em diferentes intervenções. Participaram do estudo 46 idosos, de ambos sexos, com idade média igual a 68,7 anos (Dp= ± 6,82). Foram divididos em dois grupos, sendo um estimulação (Stimullus = 21) e outro treino (MEMO = 25), e aplicados testes de medidas diagnósticas e de memória nos momentos pré e pós-intervenção. Foi observado que há diferença de memória episódica entre as intervenções e melhora no estado de humor, independentemente do tipo de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, O. P., & Almeida, S. A. (1999). Confiabilidade da Versão Brasileira da Escala de Depressão em Geriatria (GDS) [Reliability of the Brazilian Version of the Geriatric Depression Scale (GDS) Short Form]. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 57(2B), 421-426. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1999000300013

Belleville, S., Hudon, C., Bjer, N., Brodeur, C., Gilbert, B., Grenier, S., Ouellet, M. C., Viscogliosi, C., & Gauthier, S. (2017). MEMO+: Efficacy, Durability and Effect of Cognitive Training and Psychosocial Intervention in Individuals with Mild Cognitive Impairment. Journal of the American Geriatrics Society, 66(4), 655-663. https://doi.org/10.1111/jgs.15192

Carvalho, F. C. R., Neri, A. L., & Yassuda, M. S. (2009). Treino de Memória Episódica com Ênfase em Categorização para Idosos sem Demência e Depressão [Episodic Memory Training with Emphasis on Categorization for Older Adults Without Dementia and Depression]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(2), 317-323. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200014

Chariglione, I. P. F., & Janczura, G. A. (2013). Contribuições de um Treino Cognitivo para a Memória de Idosos Institucionalizados [Contributions of a Cognitive Training for the Memory of Institutionalized Elderly]. Psico-USF, 18(1), 13-22. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003

Chariglione, I. P.F. (2014) Intervenções Cognitivas para o Aprimoramento da Memória em Idosos com Envelhecimento Cognitivo Normal [Cognitive Interventions for Improving Memory in Elderly People with Normal Cognitive Aging]. [Doctoral Dissertation, University of Brasilia]. University of Brasilia Repository https://repositorio.unb.br/handle/10482/16137

Cotta, M. F., Malloy-Diniz, L. F., Nicolato, R., Moares, E. N., Rocha, F. L., & de Paula, J. J. (2012). O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) no diagnóstico diferencial do envelhecimento cognitivo normal e patológico [The Rey Auditory-Verbal Learning Test (RAVLT) on the Differential Diagnosis of Normal and Pathological Aging]. Contextos clínicos, 5(1), 10-25. http://doi.org/10.4013/ctc.2012.51.02

Dias, M. S., & Lima, R. M. (2012). Estimulação Cognitiva por Meio de Atividade Física em Idosas: Examinando uma Proposta de Intervenção [Cognitive Stimulation Through Physical Activity in Older Women: Examining an Intervention Proposa]. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 15(2), 325-334. https://doi.org/10.1590/S1809-98232012000200015

Ellis, H. C., & Moore, B. A. (1999). Mood and Memory. In T. Dalgleish, & M; J. Power (Eds), Handbook of Cognition and Emotion (p. 191-210). John Wiley & Sons. https://doi.org/10.1002/0470013494.ch10

Gomes, A. S. A. (2019). Relação entre reserva cognitiva e funções executivas: estudo piloto numa amostra de idosos. [Master’s Thesis, Universidade Portucalense Infante D. Henrique]. Universidade Portucalense Repository. http://hdl.handle.net/11328/2618

Haynes, B. I., Kliegel, M., Zimprich, D., & Bunce, D. (2016). Intraindividual Reaction Time Variability Predicts Prospective Memory Failures in Older Adults. Aging, Neuropsychology, and Cognition, 25(1), 132-145. https://doi.org/10.1080/13825585.2016.1268674

Hallgren, J., Reynolds, C, Pedersen, N., Fransson, E.I., Finkel, D., & Dahl, A. K. (2018). Cognitive Trajectories in Relation to Hospitalization Among Older Swedish Adults. Archives of Gerontology and Geriatrics, 74, 9-14. https://doi.org/10.1016/j.archger.2017.09.002

Hamdan, A. C., & Bueno, O. F. A. (2005). Relações entre Controle Executivo e Memória Episódica Verbal no Comprometimento Cognitivo Leve e na Demência Tipo Alzheimer [Relationships Between Executive Control and Verbal Episodic Memory in the Mild Cognitive Impairment and the Alzheimer-Type Dementia]. Estudos de Psicologia, 10(1), 63-71. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100008

Hamdan, A. C., & Corrêa, P. H. (2009) Memória Episódica e Funções Executivas em Idosos com Sintomas Depressivos [Episodic Memory and Executive Functions on Olders with Depressed Symptoms]. Psico-UFPR, 40(1), 73-80.

Huo, L., Li, R., Wang, P., Zheng, Z., & Li, J. (2018). The Default Mode Network Supports Episodic Memory in Cognitively-Unimpaired Elderly Individuals: Different Contributions to Immediate Recall and Delayed Recall. Frontiers in aging neuroscience, 10(6), 2018. https://doi.org/10.3389/fnagi.2018.00006

Irigaray, T. Q., Gomes Filho, I., & Schneider, R. H. (2012). Efeitos de um Treino de Atenção, Memória e Funções Executivas na Cognição de Idosos Saudáveis [Effects of an Attention, Memory and Executive Functions Training on the Cognition of Healthy Elderly People]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1),188-202. https://doi.org/10.1590/S0102-79722012000100023

Malloy-Diniz, L. F., da Cruz, M. D. F., Torres, V. D. M. & Cosenza, R. M. (2000). O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey: Normas para uma População Brasileira [The Rey Auditory-Verbal Learning Test: Norms for a Braziliam Sample]. Revista brasileira de neurologia, 3(36), 79-83.

Marh, J. B & Csibra, G. (2018) Why Do We Remember? The Communicative Function of Episodic Memory. Behavioral and Brain Sciences. http://doi.org/10.1017/S0140525X17000012

Morando, E. M. G., Schmitt, J. C., & Ferreira, M. E. C. (2018). Treino de Memória em Idosos Saudáveis: Uma Revisão da Literatura [Memory Training in Helathy Elderly People: A Literature Review]. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología., 4(1), 293-310.

Mowszowski, L., Batchelor, J. & Naismith, S. L. (2010). Early Intervention for Cognitive Decline: Can Cognitive Training Be Used as a Selective Prevention Technique? International Psychogeriatrics, 22(4), 537-548.

Olchik, M. R., Mattos, D., Maianeri, N.S., Farina, J., Oliveira, A., & Yassuda, M. S. (2012). Revisão: Efeitos do Treino de Memória em Idosos Normais e em Idosos com Comprometimento Cognitivo Leve [Review: Effects of Memory Training in Normal Elderly and Elderly with Mild Cognitive Impairment]. Temas em Psicologia, 20(1), 235-246.

Pergher, G. K., Grassi-Oliveira, R., Ávila, L. M., & Stein, L.M. (2006) Memory, Mood and Emotion. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 28(1), 61-68. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082006000100008

Pinto, A. C. (2004). Diferenças de Sexo em Provas de Memória Operatória, Memória Episódica e Teste de Símbolos [Gender Differences in Operative Memory, Episodic Memory and Symbolic Tests Tasks]. Psicologia, Educação e Cultura, 8(1), 7-19.

Pike, K. E., Chong, M. S., Hume, C.H., Keech, B. J., Konjarski, M., Landolt, K. A., Leslie, B. E., Russo, A., Thai, C., Visten, J. S., & Kinsella, G. J. (2018). Providing Online Memory Interventions for Older Adults: A Critical Review and Recommendations for Development. The Australian Psychological Society. 1-10. https://doi.org/10.1111/ap.12339

Raymundo, T. M., Boligon, B., Canales, E.B., Nascimeto, M. X. C., & Bernardo, L. D. (2017). Treino Cognitivo para Idosos: Uma Estratégia Interventiva Utilizada pela Terapia Ocupacional [Cognitive Training for the Elderly: an Intervention Strategy Used by Occupational Therapy]. Revista Ocupación Humana, 17(2), 5-19. https://doi.org/10.25214/25907816.168

Santos, M., & Flores-Mendoza, C. (2017). Treino Cognitivo para Idosos: Uma Revisão Sistemática dos Estudos Nacionais [Cognitive Training for Elderly: A Systematic Review of Brazilian Research]. Psico-USF, 22(2), 337-349. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220212

Souza, V. L., Borges, M.F., Vitória, C. M. S., & Chiappetta, A. L. M. L. (2009). Perfil das Habilidades Cognitivas no Envelhecimento Normal [Profile of Cognitive Abilities in Normal Aging]. Revista CEFAC, 12(2), 186-192. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000056

Sposito, G., Neri, A. L., & Yassuda, M. S. (2016). Atividades Avançadas de Vida Diária (AAVDs) e o Desempenho Cognitivo em Idosos Residentes na Comunidade: Dados do Estudo FIBRA Polo UNICAMP [Advanced Activities of Daily Living (AADLs) and Cognitive Performance in Community-Dwelling Elderly Persons: Data from the FIBRA Study - UNICAMP]. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 19(1), 7-20. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2016.15044

Sternberg, R. J. (2010). Psicologia Cognitiva [Cognitive Psychology] (5ª Ed.). Editora Cengage.

Tulving, E., & Markowitsch, H. J. (1998). Episodic and Declarative Memory: Role of the Hippocampus. Hippocampus, 8(3), 198-204. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-1063(1998)8:3<198::AID-HIPO2>3.0.CO;2-G

Wood, G. M. O., Araujo, J. R., Lima, E. P., Haase, V. G., Scalioni, I. G., & Sampaio, J. R. (2000). Desenvolvimento Cognitivo Adulto: A Avaliação e a Reabilitação da Capacidade de Memória de Trabalho [Adult Cognitive Development: Assessment and Rehabilitation of Working Memory Capacity]. In V. G. Haase, R. Rothe-Neves, C. Kappler, M. L. M. Teodoro, & G. Wood (Eds), Psicologia do desenvolvimento: Contribuições interdisciplinares (pp. 121-144). Editora Health.

Yassuda, M. S., Batistoni, S. S. T., Fortes, A. G. & Neri, A. L. (2006). Treino de Memória no Idoso Saudável: Benefícios e Mecanismos [Memory Training in Healthy Elders: Outcomes and Possible Mechanisms of Improvement]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 470-481. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300016

Yesavage, J., Brink, T., Rose, T., Lun, O., Huang, V., Adey, N. & Leirer, V. (1983). Development and Validation of a Geriatric Depression Scale: A Preliminary Report. Journal of Psychiatric Research, 17, 37-49.

Zibetti, M. R., Gindri, G., Pawlowski, J., Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., Bandeira, D. R., Fachel, J. M. G., & Fonseca, R. P. (2010). Estudo Comparativo de Funções Neuropsicológicas entre Grupos Etários de 21 a 90 anos [Comparative Study of Neuropsychological Functions Between Age Groups from 21 to 90]. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 2(1), 55-67.

Zokaei, N., MacKellar, C., Cepukaityte, G., Patai, E.Z., & Nobre, A.C. (2017). Cognitive Training in the Elderly: Bottlenecks and New Avenues. Journal of cognitive neuroscience, 29(9), 1473-1482. http://doi.org/10.1162/jocn_a_01080

Publicado

2021-01-13

Como Citar

Rocha, F. de S., & Soares Chariglione, I. P. F. (2021). Memória Episódica e Idoso: Principais Alterações a partir de Diferentes Intervenções Cognitivas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3637

Edição

Seção

Estudos Empíricos