Efeito do Destaque de Palavras em Tarefas Escolares sobre Comportamentos Típicos do TDAH
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e37302Palavras-chave:
TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aulaResumo
Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É nesse contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do Ensino Fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas.Downloads
Referências
American Psychiatric Association - APA (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) [Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders] (5rd ed.). Artmed.
Araújo, M. V., Carvalho, A. M., Ribeiro, A. F., Teixeira, M. C. T. V., & Carreiro, L. R. R. (2013). Manejo comportamental em classes de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Interamerican Journal of Psychology, 47, 395-406. https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v47i3.233
https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v47i3.233
Araújo, M. V., Seraceni, M. F. F., Mariani, M. M. C., Lima, S. F. B., Teixeira, M. C. T. V., & Carreiro, L. R. R. (2011). A observação como procedimento de avaliação direta de comportamentos de desatenção e hiperatividade no ambiente escolar [Observation as a Method for Direct Assessment of Inattention and Hyperactivity Behaviors in the School Environment]. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 11, 68-77.
Arruda, M. A., Almeida, M., Bigal, M. E., Polanczyk, G. V., Moura-Ribeiro, M. V., & Golfeto, J. H. (2010). Projeto atenção Brasil: Saúde mental e desempenho escolar em crianças e adolescentes brasileiros. Análise dos resultados e recomendações para o educador com base em evidências científicas [Atenção Brasil Project: Mental Health and School Performance in Brazilian Children and Adolescents. Analysis of Results and Recommendations Based on Scientific Evidence]. Instituto Glia.
Barkley, R. A. (2002). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH [Attention Deficit/Hyperactivity Disorder - ADHD]. Artes Médicas.
Belfiore, P. J., Grskovic, J. A., Murphy, A. M., & Zentall, S. S. (1996). The effects of antecedent color on reading for students with learning disabilities and co-occurring attention-deficit/hyperactivity disorder. Journal of Learning Disabilities, 29, 432-438. https://doi.org/10.1177/002221949602900411
https://doi.org/10.1177/002221949602900411
Benczik, E. B. P. (2015). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização diagnóstica e terapêutica: características, avaliação, diagnóstico e tratamento: um guia de orientação para profissionais [Attention Deficit/Hyperactivity Disorder: Diagnostic and Therapeutic Update: Characteristics, Assessment, Diagnosis, and Treatment: A Guide for Professionals] (5rd ed.) Casa do Psicólogo.
Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2007). Applied behavior analysis (3rd ed.). Prentice-Hall.
Costa, C. R., Moreira, J. C. C., & Seabra Júnior, M. O. (2015). Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino de alunos com TDAH em aulas de educação física [Teaching Strategies and Pedagogical Resources for Teaching ADHD Students in Physical Education Classes]. Revista Brasileira de Educação Especial, 21, 126-126. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000100008
https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000100008
Dinsmoor, J. A. (1995a). Stimulus control: Part I. The Behavior Analyst, 18, 51-68. https://doi.org/10.1007/BF03392691
https://doi.org/10.1007/BF03392691
Dinsmoor, J. A. (1995b). Stimulus control: Part II. The Behavior Analyst, 18, 253-269. https://doi.org/10.1007/BF03392712
https://doi.org/10.1007/BF03392712
Domjan, M. (2010). The principles of learning and behavior Wadsworth Cengage Learning.
Dorneles, B. V., Corso, L. V., Costa, A. C., Pisacco, N. M. T., Sperafico, Y. L. S., & Rohde, L. A. P. (2014). The impact of DSM-5 on the diagnosis of learning disorder in ADHD children and adolescents: A prevalence study. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27, 759-767. https://doi.org/10.1590/1678-7153.2014274167
https://doi.org/10.1590/1678-7153.2014274167
Fontana, R. D. S., Vasconcelos, M. M. D., Werner Jr, J., Góes, F. V. D., & Liberal, E. F. (2007). ADHD prevalence in four Brazilian public schools. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 65, 134-137. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2007000100027
http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2007000100027
Imhof, M. (2004). Effects of color stimulation on handwriting performance of children with ADHD without and with additional learning disabilities. European Child & Adolescent Psychiatry, 13, 191-198. https://doi.org:10.1007/s00787-004-0371-5
https://doi.org:10.1007/s00787-004-0371-5
Kazdin, A. E. (2011). Single-case research designs: Methods for clinical and applied settings University Press.
Kercood S., & Grskovic J. A. (2009). The effects of highlighting on math computation performance and off-task behavior of students with attention problems. Education and Treatment of Children, 32, 231-241. https://doi.org/10.1353/etc.0.0058
https://doi.org/10.1353/etc.0.0058
Kercood, S., Zentall, S., Vinh, M., & Tom-Wright, K. (2012). Attentional cuing in math word problems for girls at-risk for ADHD and their peers in general education settings. Contemporary Educational Psychology, 37, 106-112. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2012.02.001
https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2012.02.001
Kern, L., Choutka, C. M., & Sokol, N. G. (2002). Assessment-based antecedent interventions used in natural settings to reduce challenging behavior: an analysis of the literature. Education & Treatment of Children, 25, 113-130.
Leonardi, J. L., & Rubano, D. R. (2012). Fundamentos empíricos da Análise do Comportamento Aplicada para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) [Empirical Foundations of Applied Behavior Analysis for the Treatment of Attention Deficit-Hyperactivity Disorder (ADHD)]. Perspectivas em Análise do Comportamento, 3, 1-19. https://doi.org/10.18761/perspectivas.v3i1.73
https://doi.org/10.18761/perspectivas.v3i1.73
Mattos, P. (2015). No mundo da lua: Perguntas e respostas sobre transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos [Head in the Clouds: Questions and Answers on Attention Deficit Hyperactivity Disorder in Children, Adolescents, and Adults] (16rd Ed.). ABDA.
Mitenberger, R. G. (2012). Behavior modification: Principles & procedures Wadsworth Cencage Learning.
Moysés, M. A. A., & Collares, C. A. L. (2013). O lado escuro da dislexia e do TDAH [The Dark Side of Dyslexia and ADHD]. In M. G. D. Facci & M. E. E. M. Meira (Eds.). A exclusão dos incluídos (1rd ed.). EDUEM.
Neef, N., & Northup, J. (2007). Attention deficit-hyperactivity disorder. In P. Sturmey (Ed.), Functional analysis in clinical treatment (pp. 87-109). Elsevier.
Organização Mundial da Saúde - OMS (2016). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10 Artmed.
Ota, K. R., & DuPaul, G. J. (2002). Task engagement and mathematics performance in children with attention-deficit hyperactivity disorder: Effects of supplemental computer instruction. School Psychology Quarterly, 17(3), 242. https://doi.org/10.1521/scpq.17.3.242.20881
https://doi.org/10.1521/scpq.17.3.242.20881
Planty, M., Hussar, W., Snyder, T., Provasnik, S., Kena, G., Dinkes, R., KewalRamani, A., & Kemp, J. (2008). The condition of education 2008 (NCES 2008-031) Washington (DC): National Center for Education Statistics, Institute of Education Sciences, U.S. Department of Education.
Ribes-Iñesta, E. (1980). Técnicas de modificação do comportamento: Aplicação ao atraso no desenvolvimento [Behavior Modification Techniques: Application to Developmental Delay] (D. P. Soares, Trad.). EPU. (Trabalho original publicado em 1972)
Santos, L. F., & Vasconcelos, L. A. (2010). Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: Uma revisão interdisciplinar [Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in children: an interdisciplinary review]. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 717-724. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400015
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400015
Sério, T. M. A. P., Andery, M. A., Gioia, P. S., & Micheletto, N. (2004). Controle de estímulos e comportamento operante: uma (nova) introdução [Stimulus control and operant behavior: a (new) introduction]. Educ.
Sidman, M. (2001). Coercion and its fallout (Revised Edition). Authors Cooperative.
Skinner, B. F. (1972). Tecnologia do ensino [The Technology of Teaching] (R. Azzi, Trad.). EPU. (Trabalho original publicado em 1968)
Skinner, B.F. (1976). About behaviorism Vintage.
Vasconcelos, L. A. (2002). Análise comportamental do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Implicações para avaliação e tratamento [Behavioral Analysis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder: Implications for Assessment and Treatment]. In H. J. Guilhardi, M. B. B. P. Madi, P. P. Queiroz, & M. C. Scoz (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: Contribuições para a construção da teoria do comportamento (pp. 144-154). ESETec.
Vasconcelos, M., Werner, J., Jr., Malheiros, A. F. A., Lima, D.F. N., Santos, I. S. O, & Barbosa, J. B. (2003). Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária [Attention deficit/hyperactivity disorder prevalence in an inner city elementary school]. Arquivos de Neuropsiquiatria, 61, 67-73. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000100012
http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000100012
Zentall, S. S. (1985). Stimulus-control factors in search performance of hyperactive children. Journal of Learning Disabilities, 18, 480-485.
Zentall, S. S., & Dwyer, A. M. (1988). Color effects on the impulsivity and activity of hyperactive children. Journal of School Psychology, 27, 165-174. https://doi.org/10.1016/0022-4405(89)90004-6
https://doi.org/10.1016/0022-4405(89)90004-6
Zentall, S. S., Falkenberg, S. D., & Smith, L. D. (1985). Effects of color stimulation and information on the copying performance of attention-problem adolescents. Journal of Abnormal Child Psychology, 13, 501-511. https://dx.doi.org/10.1007/BF00923137
https://dx.doi.org/10.1007/BF00923137
Zentall, S. S., Grskovic, J., Javorsky, J., & Hall, A. M. (2000). Effects of noninformational color on reading test performance of students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Diagnostique, 25, 129-146. https://doi.org/10.1177/073724770002500204
https://doi.org/10.1177/073724770002500204
Zentall, S. S., & Kruczek, T. (1988). The attraction of color for active attention problem children. Exceptional Children, 54, 357-362. https://doi.org/10.1177/001440298805400411
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Waleska Mascarenhas Santos, Alessandra Rocha de Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.