Efeito do Destaque de Palavras em Tarefas Escolares sobre Comportamentos Típicos do TDAH

Autores

  • Waleska Mascarenhas Santos
  • Alessandra Rocha de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e37302

Palavras-chave:

TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aula

Resumo

Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É nesse contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do Ensino Fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas.

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https://doi.org/10.1177/001440298805400411

Publicado

2021-11-24

Como Citar

Santos, W. M., & de Albuquerque, A. R. (2021). Efeito do Destaque de Palavras em Tarefas Escolares sobre Comportamentos Típicos do TDAH. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37302

Edição

Seção

Estudos Empíricos