Crianças e Adolescentes Surdos: Perfil Discriminante de Habilidades Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e36311%20

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Surdez, Análise discriminante

Resumo

Os objetivos do estudo foram comparar as habilidades sociais entre crianças e adolescentes surdos e traçar o perfil discriminante em relação aos comportamentos sociais habilidosos. A pesquisa possuiu delineamento quantitativo, transversal e comparativo. Participaram 71 surdos de 7 a 16 anos, avaliados por um questionário sociodemográfico e pelo Teste de Habilidades Sociais para Crianças e Adolescentes em Situação Escolar. Os resultados revelaram que adolescentes surdos possuem habilidades sociais mais elaboradas quando comparadas às crianças surdas. As crianças possuem perfil conexo a Conversação e Desenvoltura Social e Assertividade, enquanto os adolescentes incluíram-se no perfil de Civilidade e Altruísmo. Estes resultados foram discutidos a partir do desenvolvimento e especificidades da surdez. Futuras pesquisas podem avaliar essas habilidades em contextos além do escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (2016). Critério Brasil 2016 [Brazil Criterion 2016]. http://www.abep.org/download

Andrade, L. F., & Castro, S. S. (2016). Saúde e surdez: instrumentos de pesquisas adaptados à língua de sinais - uma revisão sistemática [Health and hearing: Research instruments adapted to sign language - a systematic review]. Medicina (Ribeirão Preto Online) 49(2), 175-184. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i2p175-184

Antia, S. D., & Kreimeyer, K. H. (2015). Social competence of deaf and hard-of-hearing children. Professional Perspectives on Deafness: evidence and applications. Oxford University Press.

Bartholomeu, D., Silva, M. C. R., & Montiel, J. M. (2014). Teste de habilidades sociais para crianças e adolescentes em situação escolar - manual [Social skills test for school children and adolescents - manual]. Memnon.

Batten, G., Oakes, P. M., & Alexander, T. (2014). Factors associated with social interactions between deaf children and their hearing peers: A systematic literature review. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 19(3), 285-302. https://doi.org/10.1093/deafed/ent052

Boyer, B. P., & Nelson, J. A. (2015). Longitudinal associations of childhood parenting and adolescent health: The mediating influence of social competence. Child Development, 86(3), 828-843. https://doi.org/10.1111/cdev.12347

Brice, P. J., & Strauss, G. (2016). Deaf adolescents in a hearing world: a review of factors affecting psychosocial adaptation. Adolescent Health, Medicine and Therapeutics, 7(67). https://doi.org/10.2147/AHMT.S60261

Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais [Social skills assessment and training manual]. Livraria Santos.

Casalli, A. C. P., & Costa, C. S. L. (2017). Habilidades sociais de alunos surdos na perspectiva de professores da classe bilíngue, da classe comum e intérprete [Social skills of deaf students in teacher perspective of bilingual class, regular class and interpreter]. Revista Educação Especial, 30(57), 55-67. https://doi.org/10.5902/1984686X20286

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2017). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática [Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática]. (5ª ed.). Vozes.

Field, A. (2016). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (4ª ed.). Sage.

Gianoto, H. D. S. S., Gianotto, A. O., & Marques, H. R. (2016). Pais ouvintes, filhos surdos: barreiras na comunicação [Listeners deaf, children parents: barriers in communication]. Multitemas, 21(49), 161-180. https://doi.org/10.20435/multi.v21i49.1114

Hair Jr., J.F., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E., & Tatham, R.L. (2009). Análise multivariada de dados [Análise multivariada de dados]. (6ª ed.). A. S. Sant'Anna [Trad.]. Bookman.

IBM Corporation (2013). IBM SPSS Statistics for Windows (versão 22.0) [Progama de Computador]. IBM Corp.

Karnopp, L., Klein, M. & Lunardi-Lazzarin, M. L. (Orgs.). (2011). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações [Deaf culture in contemporary times: negotiations, complications and provocations]. ULBRA.

Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., Koller, S. H., & Del Prette, A. (2016). Habilidades sociais e o modelo bioecológico do desenvolvimento humano: Análise e perspectivas [social skills and bioecological model of human development: Analyze and perspectives]. Psicologia & Sociedade, 28(1), 181-193. https://doi.org/10.1590/1807-03102015aop001

Lobo, M. C. (2016). Adolescente surdo e os conflitos da idade: o olhar da Psicologia [Deaf adolescent and age conflicts: The look of Psychology]. Revista Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR, 2(5), 132-143. https://doi.org/10.5380/nep.v2i5.49565

Martins, C. R. (2012). A cultura surda na escola [Deaf culture at school]. In: G. Perlin & M. Stumpf (Orgs). Um olhar sobre nós surdos: Leituras contemporâneas (pp. 159-166). CRV.

Martins, V. R. O., & Lacerda, C. B. F. (2016). Educação inclusiva bilíngue para surdos: problematizações acerca das políticas educacionais e linguísticas [Inclusive bilingual education of deaf children: An analysis of education and language policies]. Revista de Educação PUC-Campinas, 21(2), 163-178. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a3277

Marschark, M., & Spencer, P. E. (2011). The Oxford handbook of deaf studies, language, and education (2ª ed., Vol.1). Oxford University Press.

Michelson, L., Sugai, D. P., Wood, R. P., & Kazdin, A. E. (1983). Social Skills Assessment and Training with Children: An empirically based handbook. Springer.

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano [Human development] (12a ed.). Artmed.

Quevedo, R. F., Dambrós, S., & Sassi, R. (2017). Grupo de mães ouvintes de filhos surdos: relato de uma experiência de estágio [Group of hearing mothers of deaf children: Internship experience report]. Psicologia em Estudo, 22(1), 107-115. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31794

Sampieri, R. H., Collado, C. H. & Lucio, P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa [Research Methodology] (5ª ed.). McGraw-Hill.

Semrud-Clikeman, M. (2007). Social competence in children. Springer.

Silva, T. A., & Cavalcante, L. I. C. (2015). Habilidades Sociais e Características Pessoais em Escolares de Belém [Social Skills and Personal Features at Belém Students]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 850-858. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528424

Streng, A., & Kirk, S. (1938). The Social Competence of Deaf and Hard-of-Hearing Children in a Public Day-School. American Annals of the Deaf, 83(3), 244-254. http://www.jstor.org/stable/44391557

Stürmer, I. E., & Thoma, A. D. S. (2015). Políticas Educacionais e Linguísticas para Surdos: discursos que produzem a educação bilíngue no Brasil na atualidade [Educational and linguistic policies for the deaf: Discourses that produce bilingual education in Brazil today]. [Anais] Reunião anual da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação 37, 1-15. http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT15-4093.pdf

Wake, M., & Carew, P. (2016). Science, not philosophy, will help deaf and hard-of-hearing children reach their potencial. Pediatrics, 137(1), 1-2. https://doi.org/10.1542/peds.2015-3443

Publicado

2021-01-14

Como Citar

de Quevedo, R. F., & Andretta, I. (2021). Crianças e Adolescentes Surdos: Perfil Discriminante de Habilidades Sociais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e36311

Edição

Seção

Estudos Empíricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)