Fidedignidade, Validade e Normatização do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças

Autores

  • Douglas de Araújo Vilhena Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0003-2670-7963
  • Ângela Maria Vieira Pinheiro Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0002-5852-4320

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e36325%20

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Compreensão de leitura, Distúrbios da leitura, Medidas de leitura, Avaliação

Resumo

O teste chamado ‘Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS)’ foi validado e normatizado. Participantes (N = 1289, 2º ao 5º ano, 7 a 11 anos) foram estratificados em quinze escolas estaduais. O TELCS demonstrou fidedignidade e validade para classificar o desempenho de leitura por ano escolar e idade cronológica. Houve alta correlação com o parâmetro composto de leitura geral, e as taxas de acurácia leitora de Palavras e de Pseudopalavras. Análise de clusters sugeriu cinco classes: transtorno, abaixo, média, acima, alta. De uso individual ou coletivo, o TELCS é um instrumento de rápido rastreio da habilidade de leitura de sentenças, útil para identificar aqueles que precisam de apoio adicional.

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Publicado

2021-01-14

Como Citar

Vilhena, D. de A., & Pinheiro, Ângela M. V. (2021). Fidedignidade, Validade e Normatização do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e36325

Edição

Seção

Estudos Empíricos