Trajetórias Escolares de Surdos
Entre Práticas Pedagógicas e Processos de Desenvolvimento Bicultural
Palavras-chave:
Surdo, Educação inclusiva, Comunicação intercultural, Psicologia do desenvolvimentoResumo
Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profssional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) difculdades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.
Downloads
Referências
.Angelucci, C. B., & Luz, R. D. (2010). Contribuições da escola para a (de)formação dos sujeitos surdos. Psicologia Escolar e Educacional, 14(1), 35-44. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100004
Araújo, C. C. M., & Lacerda, C. B. F. de. (2010). Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: Implicações histórico-culturais. Psicologia em Estudo, 15(4), 695-703. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000400005
Buzar, E. A. S. (2009). A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: Implicações educacionais (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Campello, A. R. e S. (2007). Pedagogia Visual/Sinal na Educação dos Surdos. In R. M. de Quadros & G. Perlin (Eds.), Estudos surdos II (pp. 100-131). Petrópolis, RJ: Arara Azul.
Costa, I. I., & Silva, D. N. H. (2010). Surdez e sofrimento psíquico. Em busca de um cuidado a partir da pesquisa em uma abordagem psicoeducacional: Um estudo preliminar (Projeto de Pesquisa aprovado pelo CEP/IH e submetido ao CNPq. Brasília). Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Damázio, M. F. M. (2007). Atendimento educacional especializado para pessoas com surdez. Retirado de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf
Dizeu, L. C. T. B., & Caporali, S. A. (2005). A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade, 26(91), 583-597. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000200014
Fernandes, E. (2003). Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed
Gesueli, Z. M. (2006). Língua(gem) e identidade: A surdez em questão. Educação & Sociedade, 27(94), 277-292. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100013
Góes, M. C. R. (2002). Linguagem, surdez e educação (3ª ed.). Campinas, SP: Autores Associados.
Góes, M. C. R., & Lacerda, C. B. F. (2000). Surdez: Processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise.
Kelman, C. A., Silva, D. N. H., Amorim, A. C. F. de, Monteiro, R. M. G., & Azevedo, D. C. (2011). Surdez e família: Facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue. Linhas Críticas, 17(33), 349-365. Retirado de http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5698/4710
Lacerda, C. B. F. (1996). Os processos dialógicos entre aluno surdo e professor ouvinte ”“ Examinando a construção do conhecimento (Tese de doutorado não-publicada). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. SP.
Lacerda, C. B. F. (2006). A inclusão escolar de alunos surdos: O que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, 26(69), 163-184. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000200004
Lacerda, C. B. F., & Lodi, A. C. B. (2010). A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos: Princípios, breve histórico e perspectivas. In A. C. B. Lodi & C. B. F. Lacerda (Eds.), Uma escola, duas línguas: Letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização (2ª ed., pp. 11-32). Porto Alegre: Mediação.
Lacerda, C. L., & Poletti, J. E. (2004, novembro). A escola inclusiva para surdos: A situação singular do intérprete de língua de sinais. In 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED), Caxambu.
Lebedeff, T. B. (2005). O que lembram os surdos de sua escola: Discussão das marcas criadas pelo processo de escolarização. In A. S. Thoma & M. C. Lopes (Eds), A invenção da surdez II: Espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdo (pp.47-62). Santa Cruz do Sul: EDUNISC.
Lebedeff, T. B. (2010). Aprendendo a ler “com outros olhos”: Relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação, 36, 175-190.
Leite, E. M. C. (2005). Os papéis do intérprete de Libras na sala de aula inclusiva. Petrópolis, RJ: Arara Azul.
Lodi, A. C. B. (2005). Plurilinguismo e surdez: Uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educação e Pesquisa, 31(3), 409-424. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000300006
Lodi, A. C. B., & Luciano, R. de R. (2010). Desenvolvimento da linguagem de crianças surdas em língua brasileira de sinais. (2. ed.). In A. C. B. Lodi & C. B. F. de Lacerda (Eds.), Uma escola, duas línguas: Letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização (pp. 23-47). Porto Alegre: Mediação.
Lopes, M. C. (2006). A mediação material e sígnica no processo de integração de crianças surdas. In C. Skliar (Ed.), Educação & exclusão: Abordagens sócio-antropológicas em educação especial (5ª ed., pp. 81-104). Porto Alegre: Mediação.
Luria, A. R. (1991). A atividade consciente do homem e suas raízes Histórico-Sociais. In A. R. Luria, As raízes histórico-culturais da consciência. Curso de Psicologia Geral (v. 1., 2ª ed., pp. 71-84). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Machado, P. C. (2006). Integração/Inclusão na escola regular: Um olhar do egresso surdo. In R. M. Quadros (Ed.), Estudos surdos I (pp. 38-75). Petrópolis: Arara Azul.
Martins, D. A., & Machado, V. L. C. (2009). Educação bilíngue para surdos: Um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais. Educação Temática Digital, 11(1), 234-254. doi: http://dx.doi.org/10.20396/etd.v11i1.924
Oliveira, S. (2006) Texto visual e leitura crítica: O dito, o omitido, o sugerido. Linguagem e Ensino, 9, 15-39. Retirado de http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/174/141
Presidência da República. (2010). Lei número 12.319. Regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da língua brasileira de sinais ”“ Libras. Retirado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm
Quadros, R. M. (2003). Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: Inclusão/exclusão. Ponto de Vista, 05, 81-111. Retirado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1246/3850
Quadros, R. M. (2008). O ‘Bi’ em bilinguismo na educação de surdos. In E. Fernandes (Ed.), Surdez e bilinguismo (2ª ed. pp. 27-37). Porto Alegre: Mediação. (Original publicado em 2005)
Rosa, A. da S. (2006). Tradutor ou Professor? Reflexão preliminar sobre o papel do intérprete de língua de sinais na inclusão do aluno surdo. Ponto de vista, 8, 75-95. Retirado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1106
Rosa, E. F., & Luchi, M. (2010). Semiótica imagética: A importância da imagem na aprendizagem. Anais do IX Encontro do CELSUL, Palhoça, SC.
Sacks, O. (2010). Vendo vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos (L. T. Motta, trad). São Paulo: Companhia das Letras.
Skliar, C. (2009). A localização política da educação bilíngue para surdos. In C. Skliar (Ed.), Atualidades da educação bilíngue para surdos (pp. 7-14). Porto Alegre: Mediação.
Skliar, C. (Ed.). (2006). Educação & exclusão: Abordagens sócioantropológicas em educação especial (5ª ed.). Porto Alegre: Mediação. (Original publicado em 1997)
Souza, M. de (Escritor) & Souza, M. de (Diretor). (2009). Os azuis [Episódio de série de televisão]. In M. de Souza (Produtor executivo), Discriminação étnica. Brasil: Estúdios Maurício de Souza.
Stefanelli, M. C., & Moreno, R. A. (2008). Intervenção psicoeducacional: Orientação e educação em saúde mental. In M. C. Stefanelli, I. M. K. Fukuda & E. C. Arantes (Eds.), Enfermagem psiquiátrica em suas dimensões assistenciais (pp. 281-295). Barueri: Manole.
Stumpf, M. R. (2008). Mudanças estruturais para uma inclusão ética. In R. M. de Quadros (Ed.), Estudos surdos III (pp. 14-29). Petrópolis, RJ: Arara Azul.
Tuxi, P. (2009). A atuação do intérprete educacional no ensino fundamental (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1934)
Vygotski, L. S. (1997). Obras escogidas. Tomo V. Fundamentos de defectología. Madrid: Visor.