Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior

Autores

  • Claisy Maria Marinho-Araújo Universidade de Brasília. Brasília. Brasil.
  • Leandro Silva Almeida Universidade do Minho, Braga.

Palavras-chave:

Competências, Perfil profissional, Desenvolvimento humano, Educação superior

Resumo

Tendo como fundamento a psicologia do desenvolvimento humano, apresenta-se, neste artigo, uma ampliação conceitual à compreensão de competência. Esse é um termo polissêmico, com multiplicidade de concepções epistemológicas, éticas e ideológicas que imprimem complexidade aos processos formativos, especialmente em relação à formação pessoal e profissional na educação superior. Defende-se a noção de competência ancorada na mobilização intencional de diversos recursos próprios ao desenvolvimento humano: processos psicológicos, comportamentos, conhecimentos, afetos, crenças, habilidades, escolhas éticas e estéticas, que devem ser mobilizados pelo sujeito. Apresenta-se, a partir dessa ampliação, uma categorização de competências transversais e possibilidades para sua avaliação. A reflexão pode fundamentar uma atuação crítica de psicólogos e educadores para a mediação do desenvolvimento de competências dos atores do ensino superior.

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Biografia do Autor

Claisy Maria Marinho-Araújo, Universidade de Brasília. Brasília. Brasil.

Claisy Maria Marinho Araujo, psicóloga, com pós doutorado e estágio sênior na Universidade do Minho, Portugal, é professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universdade de Basília e atua no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. É consultora do Inep/MEC. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação. É pesquisadora PQ do CPNQ.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho, Braga.

Leandro da Silva Almeida é professor catedrático e pesquisador da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Foi vice-reitor e diretor do Instituto de Educação. Desenvolve pesquisas na área da Psicologia com detaque para psicologia do ensino e aprendizagem, educação superior, psicometria, psicologia escolar.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Marinho-Araújo, C. M., & Almeida, L. S. (2017). Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19456

Edição

Seção

Artigos Teóricos

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