Identidade na narrativa

a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno

Autores

  • Fabricia Borges Universidade de Brasília
  • Patrício Câmara Araújo Universidade de Brasília
  • Letícia de Castro do Amaral Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Professor, Aluno, Identidade, Histórico-cultural, Dialogismo

Resumo

A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricia Borges, Universidade de Brasília

Docente do PED e do PGPDS do IP/UNB.

Patrício Câmara Araújo, Universidade de Brasília

Doutorando do PGPDS/PED/IP/UNB.

Letícia de Castro do Amaral, Universidade de Brasília

Graduanda de Letras/Unb. Bolsista Pibic/Cnpq.

Referências

Amorim, M. (2006). Cronotopo e exotopia. In BraiB.(Org.).
Bakhtin: outros conceitos”‘chave (pp. 95”‘114). São Paulo:
Contexto.
Bakhtin, M. (1981). Problemas da obra de Dostoiévski. Rio de
Janeiro: Forense.
Bakhtin, M. (2000). Estética da Criação Verbal. (1ª ed.) (M. E.
Galvão, Trad.).
Bakhtin, M. (2015). Estética da Criação Verbal. (P. Bezerra, Trad.)
São Paulo: WMF Martins Fontes.
Bakhtin, M. (V. N. Volochínov) (2014). Marxismo e Filosofia da
Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico
da linguagem. (M. Lahud & Y.F. Vieira, Trans.) 16. Ed. São
Paulo: Hucitec.
Barbato, S. & Caixeta, JE. (2011) Histórias de vida, identidade e
memória: uma proposta met0dológica. Em: L.C Bastos & L.P.
da Moita Lopes (Orgs.). Estudos de Identidade ”“ entre saberes
e práticas. (p. 103-122). Rio de Janeiro: Garamond & FAPERJ.
Bhabha, H. K. (1998). O local da cultura. Belo Horizonte: Ed.
UFMG.
Blasi, A. (1980). Bridging moral cognition and moral action: A critical
review of the literature. Psychological bulletin, 88(1), 1-45.
Blasi, A. (1984). Moral identity: Its role in moral functioning. In
W.M. Kurtines & J.J. Gewirtz (Eds.), Morality, moral behavior
and moral development (pp. 128”“139). New York, NY: John
Wiley and Sons.
Blasi, A. (1993). The development of identity: Some implications
for moral functioning. In G. G. Noam & E. Wren (Eds.), The
moral self (pp. 99-122). Cambridge: The Mit Press.
Borges, F., Marinho, C., & Lago, P. (2009). O dom de ser professor:
crenças que rondam a construção da docência. Encontro de
Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 19, 1-9.
Borges, F. T., Linhares, R. N., & Caixeta, J. E. (2011). O professor
de EAD: Significados e contradições. In R. N. Linhares, & S.
L. Ferreira (Org.), Educação a Distancia e as Tecnologias da
Inteligência: novos percursos de formação e aprendizagem (pp.
83-114). Maceio, AL: EdUFAL.
Borges, F. T., Versuti, A. C., & Piovesan, A. de F. (2012).
Lorqueando: a literatura como vivência estética de si e do outro
na educação à distância. Revista Contrapontos, 12(3), 341-349.
doi: 10.14210/contrapontos.v12n3.p341-349
Borges, F. T., Almeida, A. R. S., & de Souza Mozzer, G. N. (2014).
Linguagem e afetividade: a construção subjetiva da professora
em suas narrativas. Fractal: Revista de Psicologia, 26(1),
137-154.
Bruner, J. (1990). Actos de significado: para uma psicologia cultural.
Lisboa: Edições 70.
Bruner, J. (2001). A cultura da educação. Porto Alegre: ARTMED.
Bruner, J. (2006). Sobre a teoria da instrução. São Paulo: Ph
Editora.
Cappelletto, Francesca (2003). Long-term memory of extreme
events: from autobiography to history. United Kingdom: Royal
Antropological Institute, Journal of the Royal Anthropological
Institute 9(2), 241-260.
Carvalho, Cláudia Constante (1999). Identidade e Intimidade:
um percurso histórico dos conceitos psicológicos. Análise
Psicológica, 4(XVII), 727-741.
Chong, S., Ling, L. E., Chuan, G. K. (2011). Developing Student
Teachers’ Professional Identities ”“ An Exploratory Study.
International Education Studies, v. 4. n. 1, 30-38. doi: 10.5539/
ies.v4n1p30
Damiani, M. F. (2006). A teoria da atividade como ferramenta para
entender o desempenho de duas escolas de ensino fundamental.
REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29, 1-15.
Davies, B., & Harré, R. (1990). Positioning: The discursive
production of selves. Journal for the theory of social
behaviour, 20(1), 43-63.
García, J. A. (2006). Identidad y alteridad en Bajtín. Acta poética,
27(1).
Goffman, E. (1985). A Representação do Eu na Vida Cotidiana.
(M. C. S. Raposo, Trad.) Petrópolis: Vozes.
Harré, R. (1999). Positioning theory: The International Encyclopedia
of Language and Social Interaction. New York, NY: John Wiley
and Sons.
Harré, R., & Moghaddam, F. M. (Eds.). (2003). The self and others:
Positioning individuals and groups in personal, political, and
cultural contexts. Westport, CT: Praeger.
Harré, R., & Van Langenhove, L. (Eds.). (1998). Positioning theory:
Moral contexts of international action. Malden, Massachusetts:
Wiley-Blackwell.
Leontiev, A. N. (1978). Activity, Consciousness, and Personality.
(M. J. Hall, Trad.). Recuperado de http://marxists.anu.edu.au/
archive/leontev/works/1978/index.htm
Leontiev, A.N. (1980). Problemas del desarollo del psiquismo.
Havana: Editorial Pueblo y educación.
Leontiev. A. N. (2005). The genesis of activity. Journal of Russian
and East European psychology, vol. 43, n. 4, pp. 58”“71.
Linell, P. (1995). Dialogical analysis. In: J. Vershuerem, J.-O.
Östman, J. Blommaert. Handbook of pragmatics. (pp. 575-
577). Amsterdam: John Benjamins.
Linell, P. (1999) Approaching Dialogue: Talk, Interaction and
Contexts in Dialogical Perspectives. Amsterdam: John
Benjamins.
Lotman, Y. M. (2003). El símbolo en el sistema de la cultura.
Entretextos: Revista Electrónica Semestral de Estudios
Semióticos de la Cultura, (2), 4.
Luria, A. R. (1990). Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos
culturais e sociais. São Paulo: Ícone.
Luria, A. R. (2010). Diferenças culturais de pensamento. In L.S., A.
R. Luria, A. N. Leontiev (Eds.), Linguagem, desenvolvimento
e aprendizagem (pp.37-57). São Paulo: Ícone.
Myers, G. (2000) Análise da conversação e da fala. Em: Bauer, M.W.
& Gaskell, G. (Ogs.) Pesquisa qualitativa, com texto imagem
e som, (p. 271-292). Petrópolis, RJ, Vozes.
Pontecorvo, C., Ajello, A. M., & Zucchermaglio, C. (2005).
Discutindo se aprende. Interação social, conhecimento e
escola. Porto Alegre: Artmed Editora.
Rosa, A. & Blanco, F. (2007, Janeiro). Actuations of Identification
in the Games of Identity. A preparação desse estudo teve o
apoio da bolsa SEJ2005-09110-C03-01/PSIC do Ministério da
Educação e Ciências da Espanha, Madri, Espanha.
Rosa, A.; González, MF y Barbato, S. (2009) Construyendo
narraciones para dar sentido a experiencias vividas. Un
estudio sobre las relaciones entre la forma de las narraciones
y el posicionamiento personal . Estudios de Psicología 30
(2), 231-259.
Smagorinsky, P. (2011). Vygotsky’s Stage Theory: The psychology
of art and the actor under the direction of Perezhivanie. Mind,
Culture, and Activity, v. 18, 319”“341.
Tupinambá, A. C. R. (2015). Estudo sobre o desenvolvimento do
comportamento vocacional a partir da entrevista biográfica.
Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 2, 59-75.
Vigotski, L. (1989). A formação social da mente. São Paulo,
Martins Fontes.
Vigotski, L. (2001a). A construção do pensamento e da linguagem.
São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, L. (2001b) Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins
Fontes.
Wertsch, J.V. (1998). Mind as action. New York: Oxford University
Press.
Zittoun, T. & Gillespie, A. (2015). Internalization: How culture
becomes mind. Culture & Psychology, v. 4, n. 21, 477-491.

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Borges, F., Araújo, P. C., & Amaral, L. de C. do. (2017). Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19455

Edição

Seção

Artigos Teóricos