Efeito do Treino de Composição (Cópia) na Aprendizagem do Conceito de Proporção

Autores

  • Antonio Carlos Godinho Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Lorismario Ernesto Simonassi Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Camila Fernandes Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Maira Ribeiro Magri Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Equivalência de estímulos, Aprendizagem de frações, Conceito de proporção, Treino de composição

Resumo

O presente experimento investigou o efeito do treino de relações condicionais entre estímulos fracionários pictóricos e numéricos com e sem treino de composição (cópia) sobre aprendizagem do conceito de proporção. Avaliou a formação de classes de equivalência, a expansão das classes formadas, a generalização para novas situações e a resolução de problemas do tipo lápis e papel com estímulos fracionários. Cinco alunos da sexta série fundamental passaram por treinos e testes de relações condicionais (grupo GEQ) e cinco receberam treino de composição (cópia) de frações antes dos treinos das relações condicionais (grupo GEQTC). Cada grupo teve ainda um de controle. Os resultados indicaram que o treino de composição foi uma variável facilitadora para a aprendizagem do conceito de proporção.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Godinho Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor Adjunto da àrea de Processos Básicos do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universdiade Católica de Goiás

Lorismario Ernesto Simonassi, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor titular da área de Processos Básicos do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Camila Fernandes Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Aluna do departamento de Psicologias da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Maira Ribeiro Magri, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Aluna do departamento de Psicologias da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

2015-03-04

Como Citar

Godinho Santos, A. C., Simonassi, L. E., Rodrigues, C. F., & Magri, M. R. (2015). Efeito do Treino de Composição (Cópia) na Aprendizagem do Conceito de Proporção. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(4), 459–469. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18576

Edição

Seção

Estudos Empíricos