Atenção e Comportamento Inibitório em Crianças de 6 a 8 Anos

Autores

  • Paula Lemes Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Joaquim Carlos Rossini Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Atenção, Resposta inibitória, Desenvolvimento cognitivo, Tarefa agir/não agir

Resumo

Muitas evidências sugerem que os processos atentivos apresentam diferenças ao longo do desenvolvimento. O presente estudo avaliou a capacidade atentiva e o controle inibitório de 130 crianças de seis a oito anos de idade em uma tarefa comportamental agir/não agir adaptada para esta faixa etária. Os resultados sugerem que as crianças de seis anos apresentaram tempos de resposta significativamente superiores e cometeram mais erros quando comparadas às crianças de oito anos. Esses achados corroboram estudos que apontam diferenças importantes no processamento da informação nessa faixa etária, principalmente no que se refere à capacidade de controle atentivo, relacionada a comportamentos desatentos frente a um objetivo, e à capacidade de controle inibitório, relacionada a comportamentos impulsivos de resposta motora.

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Biografia do Autor

Paula Lemes, Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e Especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Cognitivo-Comportamental. Discente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado da Universidade Federal de Uberlândia e na Especialização em Neuropsicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: busca visual, atenção visual, processos cognitivos, neuropsicologia

Joaquim Carlos Rossini, Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo / RP (2003), doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo / RP (2005) e pós-doutorado (CAPES) pela Concordia University, Montreal, Canadá (2010). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processamento da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da informação visual, busca visual, movimento ocular, atenção visual, psicologia cognitiva e psicometria.

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Publicado

2015-03-04

Como Citar

Lemes, P., & Rossini, J. C. (2015). Atenção e Comportamento Inibitório em Crianças de 6 a 8 Anos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(4), 385–391. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18570

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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