Perfil de Adolescentes Talentosos e Estratégias para o seu Desenvolvimento

Autores

  • Jane Farias Chagas Faculdade Teológica Batista de Brasília
  • Denise Souza Fleith Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Adolescentes, Talento, Superdotação, Família, Estratégias educacionais

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi examinar características cognitivas, acadêmicas, afetivas e sociais de adolescentes talentosos e identificar fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento de suas habilidades, a partir da percepção dos indivíduos talentosos, de seus familiares e professores. Participaram do estudo quatro adolescentes talentosos, 12 familiares e cinco professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento. Os resultados indicaram que as características cognitivas e acadêmicas mais reconhecidas foram: autodidatismo, facilidade para aprender e dedicação aos estudos. Entre as características afetivas e sociais, destacaram-se: determinação, timidez e preferência pelo isolamento social. Os fatores promotores do desenvolvimento do talento mais frequentes foram: suporte familiar e atendimento em sala de recursos. A principal barreira identificada foi o acesso a serviços especializados.

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Biografia do Autor

Denise Souza Fleith, Universidade de Brasília

Professora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

Chagas, J. F., & Fleith, D. S. (2011). Perfil de Adolescentes Talentosos e Estratégias para o seu Desenvolvimento. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(4), 385–392. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18286

Edição

Seção

Estudos Empíricos