Variância média extraída e confiabilidade composta:

indicadores de precisão

Autores

  • Felipe Valentini Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
  • Damásio Figueiredo Bruno Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Fundamentos e Medidas em Psicologia, Variância média extraída, Confiabilidade composta, Validade, Precisão, Análise fatorial confirmatória

Resumo

A variância média extraída (VME) e a confiabilidade composta (CC) são indicadores associados à qualidade de uma medida. No entanto, é necessário compreender adequadamente a dinâmica dos cálculos da VME e da CC, bem como as suas relações com os conceitos de validade e precisão para evitar equívocos na interpretação dos seus resultados. No presente artigo, ilustramos, por meio de modelos unifatoriais simulados, como o número de itens e a homogeneidade das cargas fatoriais impactam nos valores da VME e da CC. Assim, problematizamos a utilização de pontos de cortes fixos para estes indicadores. Além disso, apresentamos argumentos endossando a VME como uma medida de precisão, e não de validade convergente.

Downloads

Referências

American Educational Research Association, American

Psychological Association, National Council on Measurement in

Education. (1966). Standards for educational and psychological

testing. Washington, DC: American Psychological Association.

American Educational Research Association, American

Psychological Association, National Council on Measurement in

Education. (1999). Standards for educational and psychological

testing. Washington, DC: American Psychological Association.

American Educational Research Association, American

Psychological Association, National Council on Measurement in

Education. (2014). Standards for educational and psychological

testing. Washington, DC: American Psychological Association.

Bagozzi, R. P., & Yi, Y. (1988). On the evaluation of structural

equation models. Journal of the Academy of Marketing Science,

(1), 74”“94. doi:10.1007/BF02723327

Campbell, D. T., & Fiske, D. W. (1959). Convergent and

discriminant validation by the multitrait-multimethod matrix.

Psychological Bulletin, 56(2), 81”“105. doi:10.1037/h0046016

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure

of tests. Psychometrika, 16(3), 297”“334. doi:10.1007/

BF02310555

Cronbach, L. J., & Meehl, P. E. (1955). Construct validity in

psychological tests. Psychological Bulletin, 52(4), 281”“302.

doi:10.1037/h0040957

Farrell, A. M. (2010). Insufficient discriminant validity: A comment

on Bove, Pervan, Beatty, and Shiu (2009). Journal of Business

Research, 63(3), 324-327. doi:10.1016/j.jbusres.2009.05.003

Ferguson, G. A. (1981). Statistical Analysis in Psychology and

Education. New York, NY: McGraww-Hill

Fock, H., Hui, M. K., Au, K., & Bond, M. H. (2013). Moderation

effects of power distance on the relationship between

types of empowerment and employee satisfaction.

Journal of Cross-Cultural Psychology, 44(2), 281”“298.

doi:10.1177/0022022112443415

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equations

models with unobservable variables and measurement error.

Journal of Marketing, 18(1), 39-50. doi:10.2307/3151312

Geisenger, K. F. (1992). The metamorphosis of test validation.

Educational Psychologist, 27(2), 197-222. doi: 10.1207/

s15326985ep2702_5

Guilford, J. P. (1954). Psychometric Methods. New York, NY:

McGraw-Hill

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R.

L. (2009). Análise multivariada de dados (6th. ed.). Bookman:

Porto Alegre.

Han, K. T. (2007). WinGen: Windows software that generates

IRT parameters and item responses. Applied Psychological

Measurement, 31(5), 457-459. doi:10.1177/0146621607299271

Han, K. T., & Hambleton, R. K. (2007). User’s Manual: WinGen

(Center for Educational Assessment Report No. 642). Amherst,

MA: University of Massachusetts, School of Education.

Messick, S. (1980). Test validity and the ethics of assessment.

American Psychologist, 35(11), 1012”“1027. doi:10.1037/0003-

X.35.11.1012

Messick, S. (1989). Validity. In R. L. Linn (Ed.), Educational

Measurement (3rd ed., pp. 13-103). New York: American

Council on Education/Macmillan.

Niclasen, J., Skovgaard, A. M., Andersen, A.-M. N., Sømhovd,

M. J., & Obel, C. (2013). A confirmatory approach to

examining the factor structure of the Strengths and Difficulties

Questionnaire (SDQ): A large scale cohort study. Journal

of Abnormal Child Psychology, 41(3), 355”“365. http://doi.

org/10.1007/s10802-012-9683-y

Nunnally, J. C., & Bernstein, I. H. (1994). Psychometric Theory

(3rd. ed.). New York: McGraw-Hill.

Obasi, C. N., Brown, R. L., & Barrett, B. P. (2014). Item reduction

of the Wisconsin Upper Respiratory Symptom Survey

(WURSS-21) leads to the WURSS-11. Quality of Life

Research, 23(4), 1293”“1298. http://doi.org/10.1007/s11136-

-0561-z

Peterson, R. A., & Kim, Y. (2013). On the relationship between

coefficient alpha and composite reliability. Journal of Applied

Psychology, 98(1), 194”“198. doi:10.1037/a0030767

Primi, R. (2012). Psicometria: Fundamentos matemáticos da

Teoria Clássica dos Testes. Avaliação Psicológica, 11(2),

-307. Retirado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v11n2/

v11n2a15.pdf

Raykov, T. (2001). Bias of coefficient for fixed congeneric measures

with correlated errors. Applied Psychological Measurement,

(1), 69”“76. doi:10.1177/01466216010251005

Raykov, T. (2003). Scale reliability evaluation with LISREL 8.50.

Retrieved from www.ssicentral.com/lisrel/techdocs/reliabil.pdf

Rios, J., & Wells, C. (2014). Validity evidence based on

internal structure. Psicothema, 26(1), 108-116. doi:10.7334/

psicothema2013.260

Sijtsma, K. (2009). On the use, the misuse, and the very limited

usefulness of Cronbach”s alpha. Psychometrika, 74(1), 107-

doi:10.1007/s11336-008-9101-0

Sireci, S. G. (2007). On validity and test validation. Educational

Researcher, 36(8), 477-481. doi:10.3102/0013189X07311609

Thompson, B. (2002). Score reliability: Contemporary thinking

on reliability issues. Thousand Oaks, CA: Sage publications.

Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica. Porto

Alegre: Artmed.

Wildaman, K. F. (1985). Hierarchically nested covariance structure

models for multitrait-multimethod data. Applied Psychological

Measurement, 9(1), 1-26. doi:10.1177/014662168500900101

Downloads

Publicado

2017-02-02

Como Citar

Valentini, F., & Bruno, D. F. (2017). Variância média extraída e confiabilidade composta:: indicadores de precisão. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17999

Edição

Seção

Artigos Metodológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)