O Conhecimento Morfológico da Criança na Escrita do Português Brasileiro

Autores

  • Jane Correa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Lugarinho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nicole Colucci Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, Morfologia (linguística), Ortografia, Linguagem escrita

Resumo

Examina-se o emprego do conhecimento morfológico por crianças do 3º. ao 5º. ano do ensino fundamental, analisando a grafa de terminações (morfemas) pronunciadas da mesma maneira, mas escritas diferentemente. Quatro grupos foram formados: (a) uso indiscriminado das formas de grafar as respectivas terminações, sugerindo o reconhecimento das diversas formas de escrevê-las, sem decidir convenientemente entre as mesmas; (b) preferência por uma das formas de grafar a terminação; (c) uso preferencial de outra forma de grafar a terminação; d) grafa convencional dos morfemas e o uso de informação morfológica. Embora progrida com a escolaridade, o uso da informação morfológica para a escrita de morfemas homófonos mostrou-se tardio, não estando concluído ao término da escola primária.

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Publicado

2017-05-28

Como Citar

Correa, J., Lugarinho, J., & Colucci, N. (2017). O Conhecimento Morfológico da Criança na Escrita do Português Brasileiro. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17826

Edição

Seção

Estudos Empíricos