Efeitos de Instruções Sobre Respostas de Checagem

Autores

  • Paulo Roberto Abreu Universidade de São Paulo
  • Maria Martha Costa Hübner Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Respostas de checagem, Comportamento governado por regras, Autoclítico, Transtorno obsessivo-compulsivo

Resumo

O estudo teve o objetivo de testar o controle verbal de diferentes instruções sobre respostas de checagem. Dois participantes adultos foram instruídos a separar quatro tipos de sementes misturadas. Utilizou-se um delineamento sujeito único ABCA na apresentação das instruções. Os resultados mostraram que a instrução C com descrição de conseqüências aversivas aumentou a freqüência das respostas de checagem, sendo que o participante um o fez em relação à instrução B com autoclítico e o participante dois em relação à instrução A de linha de base. Na fase de reversão ambos os participantes diminuíram a freqüência após a apresentação de uma instrução A sem descrição de conseqüências aversivas. Sugere-se que a instrução C especificando toda a contingência pode ter estabelecido função aversiva para as respostas de separação não-efetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, P. R., & Prada, C. G. (2004). Transtorno de ansiedade obsessivo-compulsivo e transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo: um “diagnóstico” analítico-comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 6(2), 211-220.
Abreu, P. R., & Prada, C. G. (2005). Relação entre os condicionamentos operante e respondente no transtorno obsessivo-compulsivo. Revista Estudos de Psicologia, 22(3), 225-232.
Albuquerque, L. C. (2001). Definições de regras. In H. J. Guilhardi, M. B. B. P. Madi, P. P. Queiroz, & M. C. Scoz (Eds.), Sobre comportamento e cognição. Expondo a variabilidade (pp.132-140). Santo André: ESETec.
Arntz, A., Voncken, M., &, Goosen, A. C. A. (2007). Responsibility and obsessive-compulsive disorder: an experimental test. Behavioral Research and Therapy, 45, 425-435.
Blakely, E., & Schlinger, H. (1987). Rules: function-altering contingency-specifying stimuli. The Behavior Analyst, 10, 183-187.
Bouchard, C., &, Rhéaume, J., & Ladouceur, R. (1999). Responsibility and perfectionism in OCD: an experimental study. Behavioral Research and Therapy, 37, 239-248.
Borloti, E. (2004). As relações verbais elementares e o processo autoclítico. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 6(2), 221-236.
Braam, C., & Malott, R. W. (1990). „I‘ll do it when the snow melts.“ The effects of deadlines and delays on rule-governed behavior. The Analysis of Verbal Behavior. 8, 67-76.
Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição (D. G. Souza, Trans.). Porto Alegre: Artes Médicas (Original work published 1998).
Catania, A. C. (2003). Verbal governance, verbal shaping and attention to verbal stimuli. In K. A. Lattal & P. N. Chase (Eds.), Behavior Theory and Philosophy (pp. 301-321). New York: Plenum Publishers.
Catania, A. C., Matthews, B. A., & Shimoff, E. (1982). Instruct versus shaped human verbal behavior: interactions with nonverbal responding. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 38(3), 233-248.
De Rose, J. C. (1999). O que é um skinneriano? Uma reflexão sobre mestre, discípulos e influência intelectual. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 1, 67-74.
Hübner, M. M. C. (2003). Comportamento verbal e não verbal: efeitos de reforçamento de tactos com autoclíticos referentes ao ler sobre o tempo dispendido com leitura. In H. M. Sadi & N. M. Castro (Eds.), Ciência e comportamento: conhecer e avançar (pp. 163-173). Santo André: ESETec.
Hübner, M. M., Austin, J., & Miguel, C. F. (2008). The effects of praising qualifying autoclitics on the frequency of reading. The Analysis of Verbal Behavior, 24, 55-62.
Ladouceur, R., Rhéaume, J., Freeston, M. H., Aublet, F, Jean, K., Lachance, S. Langlois, F., & De Pokomandy-Morin, K. (1995). Experimental manipulations of responsibility: an analogue test for models of obsessive-compulsive disorder. Behavioral Research and Therapy, 8, 937-946.
Ladouceur, R., Léger, E., Rhéaume, J., & Dubé, D. (1996). Correction of inflated responsibility in treatment of obsessive-compulsive disorder. Behavioral Research and Therapy, 34, 767-774.
Ladouceur, R., Rhéaume, J., & Aublet, F. (1997). Excessive responsability in obsessional concerns: a fine-grained experimental analysis. Behavioral Research and Therapy, 35, 423-427.
Lloyd, K. E. (2002). Suggestions of correspondence training: suggestions for a revival. The Behavior Analyst, 25, 57-73.
Lopatka, C., & Rachman, S. (1995). Perceived responsibility and compulsive checking: an experimental analysis. Behavioral Research and Therapy, 33(6), 673-684.
Malott, R. W. (1988). Rule-governed behavior and behavioral anthropology. The Behavior Analyst, 11, 181-203
Malott, R. W. (1989). The achievement of evasive goals controlled by rules describing contingencies that are not direct-acting. In S. C. Hayes (Ed.), Rule governed-behavior: cognition, contingencies, and instructional control (pp.269-322). New York: Plenum.
Mancini, F., D’Olimpio, F., & Cieri, L. (2004). Manipulation of responsibility in non-clinical subjects: does expectation of failure exacerbate obsessive-compulsive behaviors? Behavioral Research and Therapy, 42, 449-457.
Matos, M. A. (2001). Comportamento governado por regras. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 3(2), 51-66.
Michael, J. (1982). Distinguishing between discriminative and motivational functions of stimuli. Journal of Experimental Analysis of Behavior, 37, 149-155.
Michael, J. (1993). Establishing operations. The Behavior Analyst, 33, 401-410.
Michael, J. (2000). Implications and refinements of establishing operations. Journal of Applied Analysis of Behavior, 33, 401-410.
Mistr, K. N., & Glenn, S. (1992). Evocative and function-altering effects of contingency-specifiyng stimuli. The Analysis of Verbal Behavior, 10, 11-21.
Rachman, S. (2002). A cognitive theory of compulsive checking. Behavioral Research and Therapy, 40, 625-639.
Reitman, D., & Gross, A. (1996). Delayed outcomes and rule-governed behavior among noncompliant” and “compliant” boys: a replication and extension. The Analysis of Verbal Behavior, 13, 65-77.
Salkovskis, P. M. (1995). Cognitive-behavioral approaches to the understanding of obsessional problems. In R. M. Rapee (Ed.), Current controversies in the anxiety disorders (pp. 103-133). London: Guilford.
Salkovskis, P. M., Richards, H. C., & Forrester, E., (1995). The relationship between obsessional problems and intrusive thoughts. Behavioral Research and Therapy, 23, 281-299.
Schlinger, H., & Blakely, E. (1987). Function-altering effects of contingency-specifying stimuli. The Behavior Analyst, 10, 41-45.
Sidman, M. (2001). Coerção e suas implicações (M. A. Andery & T. M. Sério, Trans.). Campinas: Livro Pleno (Original work published in 1989).
Skinner, B. F. (1968). Science and human behavior. New York/London: Free Press/Collier Macmillan (Original work published in 1953).
Skinner, B. F. (1976). About behaviorism. New York: Vintage Books (Original work published in 1974).
Skinner, B. F. (1992). Verbal behavior (Definitive edition). Acton, MA: Copley Publishing Group (Original work published in 1957).
Zamignani, D. R. (2001). Uma tentativa de entendimento do comportamento obsessivo-compulsivo: algumas variáveis negligenciadas. In R. C. Wielenska (Ed.), Sobre comportamento e cognição. Questionando e ampliando a teoria e as intervenções clínicas em outros contextos (pp. 247-256). Santo André: ESETec.

Downloads

Publicado

2011-09-22

Como Citar

Abreu, P. R., & Costa Hübner, M. M. (2011). Efeitos de Instruções Sobre Respostas de Checagem. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(3), 301–308. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17537