Efeitos de Manipulações de Propriedades Formais de Estímulos Verbais sobre o Comportamento

Autores

  • Mariella Vasconcelos Nogueira Braga Universidade Federal do Pará
  • Luiz Carlos de Albuquerque Universidade Federal do Pará
  • Carla Cristina Paiva Paracampo Universidade Federal do Pará
  • Joene Vieira dos Santos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Definição de regras, Efeitos de instruções, Efeitos de perguntas

Resumo

Objetivando avaliar os efeitos de estímulos antecedentes verbais sobre o comportamento, 24 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa consistia em apontar para cada um dos três estímulos de comparação. O comportamento correto era reforçado em razão fixa 6. Na Condição 1, a ordem de apresentação dos estímulos nas Fases 2, 3, 4 e 5 era: instrução correspondente, instrução mínima, pergunta correspondente, pergunta mínima, respectivamente. As oito condições diferiam quanto à ordem de apresentação das instruções e perguntas. A instrução e a pergunta correspondente estabeleceram o comportamento correto em 95% e 33% dos casos, respectivamente. A instrução e a pergunta mínima não estabeleceram o comportamento correto. Os resultados têm implicações para as definições de regras.

 

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Braga, M. V. N., Albuquerque, L. C. de, Paracampo, C. C. P., & Santos, J. V. dos. (2011). Efeitos de Manipulações de Propriedades Formais de Estímulos Verbais sobre o Comportamento. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(4), 661–673. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17491

Edição

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Estudos Empíricos

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