Construção e Validação Fatorial de uma Medida de Inteligência Emocional

Autores

  • Mirlene Maria Matias Siqueira
  • Nilton César Barbosa
  • Matianny Thyssen Alves

Palavras-chave:

Inteligência emocional, Medida, Inteligência

Resumo

O estudo teve como objetivo construir e validar uma medida que aferisse cinco habilidades da inteligência emocional. Dentre os 126 itens elaborados para representar as cinco habilidades, 97 deles que apresentaram consistência após análise teórica foram aplicados a uma amostra de 972 sujeitos dos sexos masculino e feminino, com idade média de 22,41 anos. Os dados foram submetidos à analise dos componentes principais e extraídos sete fatores com eigenvalues superiores a 2,0. A rotação dos fatores, através do método ortogonal (varimax), revelou que apenas os cinco primeiros apresentaram agrupamentos de itens teoricamente consistentes com as definições das cinco habilidades da inteligência emocional. O fator 1 cobre o conceito de empatia (14 itens, a = 0,87), o fator 2 o de sociabilidade (13 itens, a = 0,82), o fator 3 representa automotivação (12 itens, a = 0,82), o fator 4 o conceito de autocontrole (10 itens, a = 0,84) e o fator 5 a autoconsciência (10 itens, a = 0,78). A versão da medida da inteligência emocional, resultante deste estudo, abre perspectivas para futuras pesquisas nacionais sobre o assunto, visto que a MIE possui validade fatorial e fatores com índices de precisão que a indicam para aplicações no âmbito científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Advinícula, I.F. (1991). Tendência atualizante e vontade de potência:
um paralelo entre Rogers e Nietzsche. Psicologia: Teoria e
Pesquisa, 7, 201-14.
Almeida, L.S. (1996). Considerações em torno da medida da inteligência.
Em L. Pasquali (Org.), Teoria e métodos de medida
em ciências do comportamento (pp. 199-223). Brasília: UnB/
INEP.
Barroso, CL. (1975). Análise das dimensões de percepção de controle
pessoal: desenvolvimento de uma escala. Arquivos Brasileiros
de Psicologia Aplicada, 27, 16-29.
Binet, A. & Simon, T. (1905). Méthodes nouvelles pour le diagnostic
du niveau intellectuel des anormaux. UAnnée Psychologique,
11, 191-244.
Broom, M.E. (1928). A note on the validity of a test of social intelligence.
Journal of Applied Psychology, 12, 426-428.
Broom, M.E. (1930). A further study of the validity of a test of
social intelligence. J'ournal of Educational Research, 22, 403-
405.
Buhrmester, D. & Furman, W. (1988). Five domains of interpersonal
competence in peer relationships. Journal of Personality
and Social Psychology, 55, 991-1008.
Butcher, J. (1972). A inteligência humana. (D.M. Leite, Trad.) São
Paulo: Perspectiva. (Trabalho original publicado em 1968)
Chlopan, B.E., McCain, M.L., Carbonell, J.L. & Hager, R.L. (1985).
Empathy: Review of available measures. Journal of Personality
and Social Psychology, 48, 635-53.
Cofer, C.N. (1980). Motivação e emoção. (B. Jablonski & R. Fucs,
Trads.) Rio de Janeiro: Interamericana. (Trabalho original publicado
em 1972)
Damásio, A.R. (1996). O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro
humano. (D. Vicente & Segurado, Trads.) São Paulo: Companhia
das Letras. (Trabalho original publicado em 1994)
Del Prette, A., Del Prette, Z.A.P., Torres, A.C & Pontes, A.C (1998).
Efeitos de uma intervenção sobre a topografia das habilidades sociais dos professores. Psicologia Escolar e Educacional, 2(1),
11-22.
Del Prette, Z.A.P., Del Prette, A. & Correia, M.F.B. (1992). Competência
social: um estudo comparativo entre alunos de Psicologia,
Serviço Social e Engenharia Mecânica. Psicólogo escolar:
identidade e perspectivas, pp. 382-384.
Diniz, M.D. & Mettel, T.B. (1986). Persistência na tarefa: uma contribuição
ao estudo do autoconceito. Arquivos Brasileiros de
Psicologia, 38, 110-132.
Erthal, T.C. (1986). Auto-imagem: possibilidades e limitações da
mudança. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 38, 39-46.
Farias, F.R. & Carvalho, S.A.C. (1987). Escala de auto-avaliação
sobre esquema corporal. Arquivos Brasileiros de Psicologia,
39, 23-35.
Ford, M.E. & Tisak, M.S. (1983). A further search for social intelligence.
Journal of Educational Psychology, 75, 196-206.
Gardner, H. (1995). Inteligências múltiplas: a teoria na prática.
(M. A.V. Veronese, Trad.) Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho
original publicado em 1993)
Goleman, D. (1996). Inteligência emocional. (M. Santarrita, Trad.)
Rio de Janeiro: Objetiva. (Trabalho original publicado em 1995)
Gresham, F.M. (1992). Social skills and learning disabilities: Causal,
concomitant, or correlation? School Psychology Review, 21,
343-60.
Guilford, J.P. (1959). Three faces of intellect. American Psychologist,
14, 469-479.
Guilford, J.P. (1967). The nature of intelligence. New York: McGraw-
Hill.
Hidalgo, CL. & Melo, N.A. (1991). Comunicacion interpersonal
Santiago do Chile. Ediciones Universidade Católica.
Keating, D.P. (1978). A search of social intelligence. Journal of
Educational Psychology, 70, 218-233.
Lane, R.D., Quinlan, D.M., Schwartz, G.E., Walker, PA. & Zeitlin,
S.B. (1990). The levels of emotional awareness scale: A cognitive-
developmental measure of emotion. Journal of Personality
Assessment, 55(1-2), 124-134.
Levenson, H. (1981). Differentiating among internality, powerfull
others, and chance. H.M. Lefcourt (Org.), Research with the
locus of control construct. New York: Academic Press.
Mayer, J.D. & Geher, G. (1996). Emotional intelligence and the
identification of emotion. Intelligence, 22, 89-113.
Mayer, J.D. & Salovey, P. (1997). What is emotional intelligence?
Em P. Salovey & D.J. Sluyter (Orgs.), Emotional development
and emotional intelligence: Educational implications (pp. 3-
31), New York: Basic Books.
Mayer, J.D., DiPaolo, M. & Salovey, P. (1990). Perceiving affective
content in ambiguous visual stimuli: A component of emotional
intelligence. Journal of Personality Assessment, 54(3/
4), 772-781.
McClatehy, V.R. (1929). A theorical and statistical critique of the
concept of social intelligence and of attempts to measure such
a process. Journal of Abnormal and Social Psychology, 24,217-
220.
Mendonça, E.M. (1989). Autoconceito e percepção de normas de
ética pública. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 41, 34-38.
Novaes, M.H. (1985). Autoconceito-um sistema multidimensional
hierárquico e sua avaliação em adolescentes. Arquivos Brasileiros
de Psicologia, 37, 27-43.
O'Sullivan, M. & Guilford, J.P. (1966). Six factor tests of social
intelligence: Manual of instructions and interpretations.
Beverly Hills: Sheridan Psychological Services.
Pasquali, L. (1996). Medida psicométrica. Em L. Pasquali (Org.),
Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento
(pp. 73-116). Brasilia: UnB/INEP.
Rodrigues, A. (1985). Padronização da versão em português da
Escala de Autoconceito de Janis e Field revisada por Eagly.
Psicologia: Teoria e Pesquisa, 1, 158-167.
Ryff, CD. (1989). Happiness is everything, or it? Exploration on
the meaning of psychological well-being. Journal of Personality
and Social Psychology, 57, 1069-1081.
Salovey, P. & Mayer, J.D. (1990). Emotional intelligence. Imagination,
Cognition, and Personality, 9, 185-211.
Santana, R.R, Alta, E. & Bastos, M.F. (1993). Um estudo natura-
Iístico de comportamentos empáticos em pré-escolares. Psicologia:
Teoria e Pesquisa, 9, 575-586.
Tamayo, A. (1981). EFA: escala fatorial de autoconceito. Arquivos
Brasileiros de Psicologia, 33, 87-102.
Tamayo, A. (1989). Validade fatorial da escala de Levinson de locus
de controle. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 5, 111-122.
Telford, C.W. & Sawrey, J.M. (1977). Psicologia: uma introdução
aos princípios fundamentais do comportamento. (O.M. Cajado,
Trad.) São Paulo: Cultrix. (Trabalho original publicado em
1968)
Thorndike, R.L. (1936). Factor analysis of social and abstract intelligence.
Journal of Educational Psychology, 27, 231-233.
Wechsler, D. (1950). Cognitive, conative, and non-intellective intelligence.
American Psychologist, 15, 78-83.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

Matias Siqueira, M. M., Barbosa, N. C., & Alves, M. T. (2012). Construção e Validação Fatorial de uma Medida de Inteligência Emocional. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 15(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17390