As Relações De Primeira-Ordem Em Tarefas De Proporção:

Uma Outra Explicação Quanto Às Dificuldades Das Crianças

Autores

  • Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Proporção, Relações de primeira-ordem, Dificuldades das crianças, Relações parte-parte/parte-todo

Resumo

Problemas de proporção são considerados muito difíceis para crianças, sendo esta dificuldade explicada em termos da incapacidade em estabelecer relações de segunda-ordem. Este artigo evidencia que a causa das dificuldades reside muitas vezes, nas relações iniciais de primeiraordem e que quando estas são fáceis as crianças são capazes de estruturar as relações de segunda-ordem. Ambos os tipos de relações são detalhadamente considerados na análise dos resultados de várias investigações, bem como a natureza das relações de primeira-ordem (parte-parte e parte-todo) e das dimensões (complementares e não-complementares) envolvidas nos problemas. As discussões apontam a existência de diferentes níveis de compreensão por parte das crianças acerca do conceito de proporção. Implicações educacionais, metodológicas e quanto ao desenvolvimentocognitivo são apresentadas.

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Galvão Spinillo, A. (2013). As Relações De Primeira-Ordem Em Tarefas De Proporção:: Uma Outra Explicação Quanto Às Dificuldades Das Crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 9(2), 349–364. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17223