Projetos de lei prevendo a inserção da psicologia nos currículos do ensino superior e secundário no Brasil do século XIX

Autores

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Palavras-chave:

História da Psicologia Brasileira, Ensino da psychologia nas escolas brasileiras do século XIX, Psicologia nos currículos escolares no Brasil do século XIX

Resumo

O artigo analisa os projetos legislativos apresentados por intelectuais e políticos brasileiros do século XIX propondo a inserção da "Psychologia" (ou de conhecimentos psicológicos) nos currículos escolares de várias instituições educacionais do País. Alguns fatores característicos emergem na leitura de tais documentos: a falta de realismo que permeia muitas propostas legislativas, a tendência à imitação acrítica de modelos estrangeiros; a influência determinante das mudanças ideológicas sobre a organização dos currículos de estudos. Tais aspectos marcam a introdução da psicologia como disciplina institucional, no âmbito do sistema escolar brasileiro do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Escola Normal de São Paulo (1893). Relatório do diretor. São Paulo, Typografia
Seckler.
Massimi, M. (1986). As origens da Psicologia brasileira em obras do período colonial.
História da Psicologia. Série Cadernos da Pontifícia Universidade Católica, São
Paulo: EDUC, pp. 95-118.
Massimi, M. (1990). História da psicologia brasileira. São Paulo: Editora Pedagógica
Universitária.
Moacyr, P. (1936). A Instrução e o Império (Subsídios para a História da Educação no
Brasil) 1823-1853. Primeira edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
Moacyr, P. (1939). A Instrução Pública e as Províncias (Subsídios para a História da
Educação no Brasil), 1835-1889. Primeira Edição. São Paulo: Companhia Editora
Nacional.
Moacyr, P. (1942). A Instrução Pública no Estado de São Paulo. Primeira Edição. São
Paulo: Companhia Editora Nacional, vol. 1, vol. II.
Ramalho, B., Lessa, P., Monteiro, J., & Pinto de Souza, J. U. (1897). Succinta exposição
histórica das leis e decretos que organizaram e tem reformado a Faculdade de
Direito de São Paulo, Relatório para o Ministério da Justiça e dos Negócios
Interiores, Revista da Faculdade de Direito, São Paulo, Typografia da Companhia
Industrial, vol.5, pp. 171-192.
Thompson, O. (1914). O futuro da Psicologia é científico. O Laboratório de Pedagogia
Experimental. São Paulo: Typografia Siqueira, pp. 3-6.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Massimi, M. (2013). Projetos de lei prevendo a inserção da psicologia nos currículos do ensino superior e secundário no Brasil do século XIX. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 9(2), 261–269. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17217