APARÊNCIA E REALIDADE:

A RECONCILIAÇÃO DE INDI-CADORES INCONGRUENTES DA EMOÇÃO

Autores

  • Zaida Lewin

Palavras-chave:

Erro fenomenista, Realismo intelectual, Codificação dupla, Pistas contextuais, Processos metacognitivos

Resumo

As pesquisas de Flavell (1986) tem evidenciado a existên­cia de um certo padrão sistemático nos tipos de erros manifestados por crianças que desempenham mal em tarefas que envolvem distinção entre aparência e realidade (AR). Um padrão de erro fenomenista ocorre quando a realidade é assimilada a aparências. Uma resposta envolvendo realismo intelectual ocorre quando a aparência é assimilada ao conheci­mento prévio que a criança tem acerca de eventos ou objetos (esque­mas). Perspectivas recentes sugerem que para que a criança possa cor­retamente inferir comportamentos reais e aparentes ela precisa ter em mente, simultaneamente, duas identidades aparentemente incompatíveis e aplicar ambas as propriedades ao mesmo objeto. Esta hipótese implica no desenvolvimento de habilidades de codificação dupla (CD) e permite questionar a perspectiva dominante de pistas contextuais (PC), com sua ênfase nos resultados e nos eventos que conduzem a determinados re­sultados, como meio para que a criança alcance um melhor e mais pro­fundo entendimento da distinção aparência-realidade. O presente estudo examina a hipótese de que Ss na condição CD apresentam uma superio­ridade de desempenho em tarefas AR quando comparados a Ss na con­dição PC. Investiga-se também a hipótese de uma predominância de Realismo Intelectual em Ss na condição PC. A amostra consistiu de 29 crianças regularmente matriculadas em classe de 2- série de uma escola pública. Os principais resultados obtidos através da prova U de Mann Whitney evidenciaram um desempenho superior em tarefas AR para os Ss submetidos a condição CD. Uma predominância de erros do tipo fe­nomenista foi detectada nas respostas dos Ss expostos a condição PC. Níveis de justificativas mais amadurecidas acerca da discrepância entre aparência e realidade ocorreram com maior freqüência no grupo CD. Os resultados são interpretados basicamente em termos dos achados de Flavell acerca da distinção entre aparência e realidade e possíveis co­nexões com processos metacognitivos facilitadores da competência con­ceituai e desempenho ressaltando a importância de variáveis que deter­minam uma melhor recepção do problema pela criança

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bardin, L (1977). L'Analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France.
Bradley, F.H. (1969). Appearance and reality. Oxford: Oxford University Press.
Braine, M.D.S., & Shanks, B.L (1965). The Conservation of a shape property and a
proposal about the origin of conservations. Canadian Journal of Psychology,
79,197-207.
Burns, N., & Cavey, L. (1957). Age difference in empathic ability among children.
Canadian Journal of Psychology, 11, 227-230.
Chandler, M.J. (1977). Social cognition; A selective review of current research. Em W.F.
Overton & J.M. Gallagher (Ed.), Knowledge and development. New York: Plenum
Press.
Chomsky, N. (1971). Linguagem e pensamento. Petrópolis: Vozes.
Damon, W. (1977). The social world of the child. San Francisco: Jossey Bass
Publishers.
Davis, A. (1985). Developmental Psychology in the Mid. Educational Psychplogy, 5,
203-205.
De Paulo, B.M.; Irvine, A.; Jordan, A., & Laser,. P.S. (1980). Age changes in the
detection of deception. Em R. Buck (Ed.). Development of nonverbal behavbral
skill. Symposium presented at the American Psychological Association, Montreal,
Canadá.
Deutsch, F. (1974). Female prescholers perception of affective responses and
interpersonal behavior in videotape episodes. Developmental Psychology, 10,
733-740.
De Vries, R. (1969). Constancy of generic identity in the years three to six.
Monographs, of the Society for Research in Child Development, 34 (3) serial n9
127,8.
Durkheim, E. (1976). The elementary forms of religious life. N.J.: Allen Unwin.
Elkind, D. (1966). Conservation across illusory transformations in young children. Acta
Psychologica, 25, 389-400.
Flavell, J. (1977). Cognitive development. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall.
Flavell, J.H. (1983). Monitoring Social Cognitive Interprises: something else that may
develop in the area of social cognition. Em John H. Flavell e Lee Ross (Ed.), Social
Cognitive Development - Frontiers and Possible futures. New York: Cambridge
University Press.
Flavell, J.H. (1986). The development of children's knowledge about the appearance -
reality distinction. American Psychologist, 41, 40-418-425.
Flavell, J.H.; Flavell, E.L., & Green, F.L. (1983a). Development of the
appearance-reality distinction, Cognitive Psychology, 15, 95-120.
Flavell,J.H.; Green, F.L., & Flavell, È.R. (1986). Development of knowledge about the
appearance-reality distinction. Monographs of the society for research in child
development, 51,1, serial n° 212.
Flavell, J.H.; Zhang, X.D.; Zou, H.; Dong, Q., & Qui, S. (1983b). A comparison between
the development of appearance reality distinction in the People's Republic of
China and the United States. Cognitive Psychology, 15, 459-466.
Frijda, N.H. (1969). Recognition of Emotion. Em L. Berkowitz (Ed.). Advances in
Experimental Social Psychology, 4, New York: Academic Press.
Gnepp, J. (1983). Children's social sensitivity: Inferring emotions from conflicting cues.
Developmental Psychology, 19, 805-814.
Gove, F.L & Keating, D.P. (1979). Empathic role - taking precursors. Developmental
Psychology, 19, 805-814.
Gove, F.L. & Keating, D.P. (1979). Empathic role - taking precursors. Developmental
Psychology, 15, 594-600.
Greenspan, S.; Bareboim, C, & Chandler, M.J. (1976). Empathy and pseudoempathy:
The affective judgments of first and third-graders. Journal of Genetic Psychology,
129, 77-88.
Harris, P. & Olthof, T. (1982). The child concept of emotion. Em G. Butterworth & Light
(Ed.) Social Cognition: Studies of the Development of Understanding. Chicago,
University of Chicago Press.
Harris, P.L.; Donnely, K.; Guz, G.R. & Pitt-Watson, R. (1986). Children's
understanding of the distinctions of real and apparent emotion. Child
Development, 57, 895-909.
lanotti, R.J. (1978). Effect of role-taking experiences on role-taking, empathy, altruism,
and agression. Developmental Psychology, 14, 119-124.
Kosslyn, S.M., & Kagan, J. (1983). Concrete thinking and the development of social
cognition. In: John H. Flavell e Lee Ross. Social Cognitive Development -
Frontiers and Possible futures. New York: Cambridge University Press.
Liben, L.S., & Belknap, B. (1981). Intellectual Realism: Implications for investigations of
perceptual perspective taking in young children. Child Development, 52, 921-924.
Nelson, K. (1983). Social Cognition in a Script Framework. Em John H. Flavell e Lee
Ross (Ed.), Social Cognitive Development - Frontiers and Possible futures. New
York: Cambridge University Press.
Piaget, J. (1929). The child's conception of the world. New York: Hartcourt, Brace.
Piaget, J. (1969). Piaget's theory. Em P.H. Mussen (Ed.), Carmichael's: Manual of
child psychology. New York: John Wiley.
Russel, J. & Mitchell. (1985). Thigs are not always as they seem: The appearance -
reality distinction and conservation. Educational Psychology, 5, 227-238.
Saarni, С (1979).Children's understanding of display rules for expressive behavior.
Developmental Psychology, 15, 424-429.
Shantz, C.U. (1975). The development of social cognition. Em E.M. Hetherington
(Ed.), Review of child development research. Chicago University Press.
Slobin, D.I. (1971). Psycholinguistics. Gleview Scott, Foresman.
Smither, S.A. (1977). A reconsideration of the developmental study of empathy.
Human Development, 20, 253-276.
Taylor, M. & Flavell, J.H. (1984). Seeing and believing: children's understanding of the
distinction between appearance and reality. Child Development, 55, 1710-1720.
Wheldall, K. (1985). The "New Developmental Psychology" and Education.
Educational Psychology, 5, 199-201.

Downloads

Publicado

2012-08-23

Como Citar

Lewin, Z. (2012). APARÊNCIA E REALIDADE:: A RECONCILIAÇÃO DE INDI-CADORES INCONGRUENTES DA EMOÇÃO. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(02), 123–144. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17129

Edição

Seção

Estudos Empíricos