O EFEITO DA REPRESENTAÇÃO PICTOGRÁFICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS

Autores

  • Aline Galvão Spinillo

Palavras-chave:

Competência narrativa, Crianças, Linguagem escrita, Estórias

Resumo

- O presente estudo comparou a performance de crianças (4 a 8 anos de idade) quanto à produção de narrativas orais em duas condi­ções experimentais. Na Condição 1 a criança era solicitada a produzir uma estória a partir de uma representação pictográfica (desenho feito pelo sujeito); na Condição 2 a mesma solicitação era feita na ausência de qualquer representação pictográfica. As estórias foram analisadas e ca­tegorizadas em função da estrutura narrativa que apresentavam, quanto ao uso de recursos coesivos e quanto ao grau de contextualização. Observou-se um efeito significativo da representação pictográfica sobre a produção das estórias. As narrativas produzidas sob a Condição 1 (com desenho) possuíam características da linguagem oral, e eram contex­tualmente dependentes da representação pictográfica. Em contraste, as narrativas elaboradas soba Condição 2 (sem desenho) apresentaram racterísticas peculiares à organização da linguagem escrita, mostrando independência contextual, estando presentes convenções e construções próprias do estilo narrativo. Os resultados apontam aspectos relevantes ao estudo da produção de narrativas em crianças, questionando as práti­cas alfabetizadoras que condicionam a produção de narrativas por parte da criança a representações pictográficas. Essas atividades reforçam mais os usos da linguagem oral do que as convenções da linguagem es­crita que são relevantes para o currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carraher, T. N., & Spinillo, A. G. (1984). Experimenter talk: text or utterance? Anais do
VII Congresso Mundial da Association Internationale de Linguistic Apliquee (AILA),
Bruxelas, Bélgica. Carraher, T. N., & Spinillo, A. G. (1989). Níveis de significação
social e resultados
experimentais em psicolinguística. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 5 (1), 21-29.
Chafe, W. L. (1980). The deployment of consciouness in the production of a narrative.
Em W. L. Chafe (Org.). The pear stories: Cognitive, cultural and linguistic aspects
of narrative production. Norwood, N.J.: Ablex. Chafe, W. L. (1982).
Integration and involvement in speaking, writing and oral
literature. Em D. Tannen (Org.). Spoken and Written Language. Norwood, N.J.:
Ablex. Chafe, W. L. (1985). Linguistic differences produced by differences between
speaking
and writing. Em D. R. Olson, N. Torrance, & A. Hildyard (Orgs.). Literary,
Language and Learning. The nature and consequences of reading and writing.
Cambridge: Cambridge University Press. Halliday, M. A. K., & Hasan, R. (1976).
Cohesion in English. London: Longman. Kato, M. A. (1986). No mundo da escrita.
Uma perspectiva psicolinguística. São
Paulo: Editora Ática. Nystrand, M. (1972). Rhetoric's "audience" and
linguistics "speech community":
Implications for understanding writing and text. Em M. Nystrand (Org.). What
writers know: The language, process and structure of written discourse. New
York: Academic Press.
Olson, D. R. (1977). From utterance to text: The bias of language in speech and
writing. Harvard Educational Review, 47(3), 257-281. Rader, M. (1982). Context in
written language: The case of imaginative fiction. Em D.
Tannen (Org.). Spoken and written language: Exploring orality and literacy.
Norwood, N.J.: Ablex. Rego, L. L. B. (1985). Descobrindo a língua escrita antes de
aprender a ler: algumas
implicações pedagógicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 66(52),
5-27. Rego, L. L. B. (1986). A escrita de estórias por crianças. As implicações
pedagógicas
do uso de um registro linguístico. Revista Documentação e Estudos em
Linguística Teórica e Aplicada, 2 (2), 165-180. Scollon, R., & Scollon, S. B. K.
(1981). Narrative, Literacy and Face in Interethnic
Communication. Norwood, New York: Ablex Publishing Corporation. Spinillo, A. G.
(1989). Competência pragmática: estrutura ou contexto? Arquivos
Brasileiros de Psicologia, 41 (2), 3-21. Spinillo, A. G. (1990). Linguagem oral na
pré-escola: aspectos pragmáticos da comunicação professor-aluno. Ciência e Cultura,
42 (1), 24-35. Spinillo, A. G., & Roazzi, A. (1988). Usos e funções da linguagem escrita
no contexto
escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 69, 75-90. Tannen, D. (1982).
Oral and literate strategies in spoken and written narratives.
Language, 58, 1-21. Tannen, D. (1985). Relative focus on involvement in oral and
written discourse. Em D.
R. Olson, N. Torrance, & A. Hildyard (Orgs.). Literacy, Language and Learning.
The nature and consequences of reading and writing. Cambridge: Cambridge
University Press. Torrance, N., & Olson, D. R. (1985). Oral and literate
competencies in the early school
years. Em D. R. Olson, N. Torrance, & A. Hildyard (Orgs.). Literacy, Language
and Learning. The nature and consequences of reading and writing. Cambridge:
Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Galvão Spinillo, A. (2012). O EFEITO DA REPRESENTAÇÃO PICTOGRÁFICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 7(03), 311–326. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17119

Edição

Seção

Estudos Empíricos