Um estudo de operações de análise apresentadas por professores na discussão de questões de ensino

Autores

  • Maria Cecília Rafael de Góes Universidade de Campinas
  • Elizabeth Tunes Universidade de Brasília

Resumo

RESUMO - Neste artigo apresentamos um estudo de modos de análise presentes no discurso de professoras, durante uma série de sessões de discussão sobre problemas de ensino. As falas de professoras e coordenadoras (pesquisadoras) foram categorizadas em função de três operações de análise - descrever/narrar, caracterizar/conceituar e estabelecer relações - e de referência aos componentes nucleares da situação pedagógica - aluno, objeto de conhecimento e ensino. Os resultados mostram que no discurso das professoras houve predomínio da operação de descrever/narrar, com baixa proporção de caracterizar/conceituar e relacionar. As operações de análise das professoras tinham o aluno como alvo mais freqüente; o ensino era referido em proporção menor e o objeto de conhecimento era, em geral, abordado apenas por indução das coordenadoras. As falas das coordenadoras espelhavam, nas indagações, a distribuição de operações das professoras mas, assumiam, nas afirmações, um padrão independente, com presença predominante de caracterizar/conceituar e estabelecer relações.

Na discussão dos dados, tentamos identificar características da situação de interlocução que poderiam ter impedido a emergência tanto de modos de análise mais complexos, quanto de mudanças substanciais de concepção no grupo das professoras.

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Referências

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Publicado

2012-08-15

Como Citar

Rafael de Góes, M. C., & Tunes, E. (2012). Um estudo de operações de análise apresentadas por professores na discussão de questões de ensino. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 6(1), 23–36. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17082