MENSURAÇAO DA UTILIDADE DOS MEIOS DE TRANSPORTES:

UMA ABORDAGEM PSICOFISICA

Autores

  • Eiji Kawamoto
  • Manoel Henrique Alba Soria
  • José Aparecido da Silva

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma expressão matemáti­ca que possa traduzir, em termos de índices cardinais, as utilidades rela­tivas dos meios de locomoção. Discorremos sobre necessidades e de­sejos, tendência do homem de afastar-se do sofrimento e de buscar o bem-estar, e também sobre a utilidade que o homem vê nas coisas capa­zes de aliviar essa ansiedade. No caso específico de transporte de pes­soas, na situação onde a viagem é vista como uma atividade intermediá­ria, sugerimos que a utilidade intrínseca dos meios de locomoção seja fundamentada no princípio de que todos nós, independente da nossa si­tuação sócio-econômica, procuramos abreviar o tempo e o esforço físico dispendidos na transposição da distância que separa o destino da origem. Propomos então que a utilidade relativa de um meio de transporte seja estimada em função destas variáveis. Na literatura de psicofísica e ergo­nomia buscamos a maneira como usualmente são quantificadas as sen­sações eliciadas por um conjunto de estímulos físicos ou sócio-econômi-cos. Concluímos que o índice de utilidade de um modo de transporte de passageiros pode ser obtido mediante uso de função multiplicativa cujos fatores são potências dos seguintes estímulos físicos: distância em linha reta entre a origem e o destino da viagem, duração da mesma, e energia média consumida por unidade de tempo.

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Publicado

2012-08-14

Como Citar

Kawamoto, E., Alba Soria, M. H., & Silva, J. A. da. (2012). MENSURAÇAO DA UTILIDADE DOS MEIOS DE TRANSPORTES:: UMA ABORDAGEM PSICOFISICA. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 5(3), 277–296. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17075

Edição

Seção

Estudos Empíricos