AUTISMO -

UMA ABORDAGEM PSICOMOTORA

Autores

  • Laura Kumamoto

Resumo

Neste trabalho apresenta-se a concepção Psicomotora do desenvolvimento infantil abordando suscintamente os seus fundamentos teóricos. Em seguida analisa-se a síndrome do autismo, suas controvér­sias teóricas e as dificuldades conceituais. A autora caracteriza o autis­mo em termos de uma dificuldade peculiar de comunicação ser-mundo e, nesta perspectiva, coloca a importância da psicomotricidade na compre­ensão de alguns aspectos gerais do desenvolvimento psicológico da criança e, em particuar, do autismo infantil. Finalizando, conclui-se sobre a contribuição desta abordagem na psicoterapia da criança autista como meio de reorganizar sua auto-imagem e definir sua identidade, condição essencial ao seu desenvolvimento Psicomotor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Axline, M. V. (1984). Ludoterapia - a dinâmica interior da criança. Belo Horizonte: lnterlivros.
Axline, M. V. (1985). Dibs: em busca de si mesmo. São Paulo: Livraria Agir Editora.
Chazaud, J. (1978). Introdução à psicomotricidade. São Paulo: Editora Manole Ltda.
Coste, J. C. (1981). A psicomotricidade. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Destrooper, J. & Vayer, P. (1986). Dinâmica da ação educativa para as crianças inadaptadas.
São Paulo: Editora Manole Ltda.
Fonseca, V. (1983). Psicomotricidade. São Paulo: Livraria Martins Fontes.
Guillarme, J. J. (1983). Educação e reeducação psicomotora. Porto Alegre: Editora
Artes Médicas.
Jerusalinsky, A. (1984). Psicanálise do autismo. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
Le Boulch, J. (1985). Educação psicomotora - a psicocinética na idade escolar. Porto
Alegre: Editora Artes Médicas.
Leboyer, M. (1987). Autismo infantil. Campinas: Papirus Editora.
Picq, L. & Vayer, P. (1986). Educação psicomotora e retardo mental. Aplicação aos
diferentes tipos de inadaptação. São Paulo: Editora Manole Ltda.
Spitz, R. A. (1977). El primer ãno de vida del niño. Madrid: Aquilar S. A. de Ediciones.
Tustin, F. (1972). Autismo e psicose infantil. Rio de Janeiro: Imago.
Vayer, P. (1982). A criança diante do mundo, na idade da aprendizagem escolar.
Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
Vayer, P. (1984a). O diálogo corporal. A ação educativa para crianças de 2 a 5 anos.
São Paulo: Editora Manole Ltda.
Vayer, P. (1984b). O equilíbrio corporal - uma abordagem dinâmica dos problemas da
atitude e do comportamento. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
Vayer, P. & Toulouse, P. (1985). Linguagem corporal - a estrutura e a sociologia da
ação. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
Winnicott, D. W. (1982). Da pediatria à psicanálise. Textos selecionados. Rio de Janeiro:
Livraria Francisco Alves Editora.

Downloads

Publicado

2012-08-09

Como Citar

Kumamoto, L. (2012). AUTISMO -: UMA ABORDAGEM PSICOMOTORA. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 5(2), 231–238. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17071

Edição

Seção

Estudos Empíricos