Algumas reflexões sobre o controle da subjetividade nas novas e antigas pedagogias

Autores

  • Ana Maria Nicolaci-da-Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho visa questionar tanto o caráter "repressor"imputado às chamadas "pedagogias tradicionais", como a dimensão"revolucionária" atribuída às chamadas "novas pedagogias". Atravésda utilização dos conceitos de "pedagogia visível" e "pedagogiainvisível", desenvolvidos pelo sociólogo inglês Basil Bernstein, e daintrodução dos conceitos de "pedagogia do visível" e "pedagogia doinvisível", propostos pela autora, procede-se a uma análise comparativada pedagogia tradicional e das novas pedagogias. Esta análise tornapossível a explicitação de algumas características das formas deagenciamento e controle da subjetividade contidas nos dois modelospedagógicos em questão.

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Referências

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

Nicolaci-da-Costa, A. M. (2012). Algumas reflexões sobre o controle da subjetividade nas novas e antigas pedagogias. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 3(1), 25–34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17008