O Papel Da Linguagem No Desenvolvimento Cognitivo

Autores

  • Carolina Lampreia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Nicolaci-da-Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

Neste trabalho procuramos, em um primeiro momento, discutira evolução da discussão sobre o papel da linguaguem dentro do escopo do desenvolvimento cognitivo na literatura ocidental, apresentando as posições opostas de Chomsky e de Piaget e a tentativa posterior, por parte de outros pesquisadores, de uma relativização destas duas posições. Em um segundo momento, tentamos resgatar e ressaltar a contribuição de Vygotsky e seus seguidores por considerarmos que suas posições teóricas podem redirecionar nossas concepções sobre a relação dos processos lingüísticos com outros processos cognitivos tanto na criança como no adulto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARD, E. G. (1980). Motherese and otherese: a cold look at a warm register
(manuscrito não-publicado). University of Edinburgh.
BELLUGI, U.(1971). Simplification in children's language. Em R. HUXLEY & E. INGRAM
(Eds.), Language acquisiton: models and methods. Londres: Academic Press.
CHOMSKY, N. (1 965). Aspects of the theory of syntax. Cambridge, Mass.: M.I.T.
Press.
CHOMSKY, N. (1968). Language and mind. Nova Iorque: Harcourt Brace
Jovanovich, Inc.
CHOMSKY, N. (1 976). Reflections on language. Londres: Maurice Temple Smith.
CHOMSKY, N. (1983). A propósito das estruturas cognitivas e de seu desenvolvimento:
uma resposta a Piaget. Em M. PIATTELLI-PALMARINI (Ed.), Teorias da
linguagem, teorias da aprendizagem: o debate entre Jean Piaget e Noam
Chomsky. São Paulo: Cultrix e Ed. da Universidade de São Paulo.
CROMER, R. F. (1974). The development of language and cognition: the cognition
hypothesis. Em B. Foss (Ed.), New perspectives in child development.
Harmondsworth: Penguin.
CROMER, R. F. (1979). The strengths of the weak form of the cognition hypothesis
for language acquisition. Em V. LEE (Ed.), Language Development. Londres:
Open University.
de VILLIERS, J. G. & de VILLIERS, P. A. (1 978). Language acquisition. Cambridge,
Mass.: Harvard University Press.
ELLIOT, A. J. (1981). Child language. Cambridge: Cambridge University Press.
GALPERIN, P. (1966). Essai sur la formation par étapes des actions et des concepts.
Em A. LEONTIEV, A. LURIA, & A. SMIRNOV(Eds.), Recherches psychologiques
em U.R.S.S. Moscou: Editions du Progrès.
GALPERIN, P. (1969). Stages in the development of mental acts. Em M. COLE & I.
MALTZMAN (Eds.), A Handbook of Contemporary Soviet Psychology. Nova
Iorque: Basic Books.
INHELDER, B. (1983). Linguagem e conhecimento no quadro construtivista. Em M.
PIATTELLI - PALMARINI (Ed.), Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: o
debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky, São Paulo: Cultrix e Ed. da
Universidade de São Paulo.
KARMILOFF-SMITH, A. (1977). More about the same: children's understanding of
postarticles. Journal of Child Languages, 4, 377-394.
KARMILOFF-SMITH, A. (1978). The interplay between syntax, semantic and phonology
in language acquisition processes. Em R. N. CAMPBELLS P. T. SMITH
(Eds.), Recent advances in the Psychology of language: Language development
and mother ”” child interaction. Nova Iorque: Plenum Press.
KARMILOFF-SMITH, A. (1979a). A functional approach to child language: A study
of determiners and reference. Cambridge: Cambridge University Press.
KARMILOFF-SMITH, A. (1979b). Language development after five. Em P. FLETCHER, &
M. GARMAN (Eds.), Studies in language acquisition. Cambridge: Cambridge
University Press.
KARMILOFF-SMITH, A. (1981). Getting developmental differences or studying
child development? Cognition, 10, 151-158.
LURIA, A. (1966). La fonction régulatrice du langage dans son dévelopment et sa
degradation. Em A. LEONTIEV, A. LURIA, & A. SMIRNOV (Eds.), Recherches
Psychologiques en U.R.S.S. Moscou Editions du Progrès.
LURIA, A. (1976). Cognitive development. Its cultural and social foundations.
Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
LURIA, A., & YUDOVICH, F. (1971). Speech and the development of mental
process in the child. Harmondsworth: Penguin Books.
NICOLACI-da-COSTA, A. M. (1983). Number markers in non-redundant and
redundant sentences: interpretation and use by young children. Tese de
Doutorado. University of London, Londres.
NICOLACI-da-COSTA, A. M., & HARRIS, M. (1983). Redundancy of syntatic
information: an aid to young children's comprehension of sentenciai number.
British Journal of Psychology, 74, 343-352.
NICOLACI-da-COSTA. A. N. & HARRIS, M. (1984). Young children's comprehension
of number markers. British Journal of Developmental Psychology, 2,105-
111.
PIAGET, J. (1982). Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Editora Forense
Universitária.
PIAGET, J. (1983). Esquemas de ação e aprendizagem da linguagem. Em M.
PIATTELLI-PALMARINI (Ed.), Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: o
debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky. São Paulo: Cultrix e Ed. da
Universidade de São Paulo.
PIATTELLI-PALMARINI, M. (1983) (Ed.). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem:
o debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky. São Paulo: Cultrix e Ed.
da Universidade de São Paulo.
RIEBER, R. W., & VOYAT, G. (1981). An overview of the controversial issues in the
psychology of language and thought. Journal of Psycholinguistic Research,
10, 341-361.
SCHLESINGER, I. N. (1 977). The role of cognitive development and linguistic input
in language acquisition. Journal of Child Language, 4, 153-1969.
SINCLAIR, H. (1971). Sensorimotor action patterns as a condition for the
acquisiton of syntax. Em HUXLEY & INGRAM (Eds.), Language acquisition:
Models and methods. Nova Iorque: Academic Press.
SLOBIN, D. I. (1973). Cognitive prerequisites forthe acquisition of language. Em С
A. FERGUSON, & D. I. SLOBIN (Eds.), Studies in child language development.
Nova Iorque: Holt Rinehart and Winston.
SLOBIN, D. I. (1 975). On the nature of t a l k to children. Em E. H. LENNENBERG, & E.
LENNENBERG (Eds.), Foundation of language development. Vol. 1. Nova Iorque:
Academic Press.
SLOBIN, D. I. (1981). Psychology without linguistics = language without grammar.
Cognition, 70, 275-280.
SLOBIN, D. I. (1982). Universal and particular in the acquisition of language. Em E.
WANNER, & L R. GLEITMAN (Eds.), Language acquisition: The state of the art.
Cambridge: Cambridge University Press.
SNOW, С E., & FERGUSON, С. D. (1 977) (Ed.). Talking to children: language input
and acquisition. Cambridge: Cambridge University Press.
VYGOTSKY, L. S.(1 962). Thought and language. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
VYGOTSKY, L. S. (1 984). A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins
Fontes Editora.
WELLS, G. (1981). Becoming a comunicator. Em G.WELLS (Ed.), Learning through
interaction: The study of language development. Cambridge: Cambridge
University Press.

Downloads

Publicado

2012-06-14

Como Citar

Lampreia, C., & Nicolaci-da-Costa, A. M. (2012). O Papel Da Linguagem No Desenvolvimento Cognitivo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2(2), 101–115. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16992