A utilização do objeto nas interações pró-sociais apresentadas por crianças da pré-escola

Autores

  • Almir del Prette Universidade de São Paulo
  • Angela Maria Uchoa Branco Universidade de São Paulo
  • Maria Stella de A. Gil Ceneviva Universidade de São Paulo
  • Nancy V. F. Almeida Universidade de São Paulo
  • Cesar Ades Universidade de São Paulo

Resumo

A utilização do objeto como mediador nas interações prósociaisentre crianças pré-escolares exige a realização de pesquisasnaturalísticas capazes de revelar os diferentes padrões interativos esugerir possíveis relações entre tipo de objeto e categorias comportamentais.Os dados obtidos no presente estudo permitiram a elaboraçãode um sistema de categorias, sendo analisadas as relações existentesentre estas e variáveis como sexo, atividade e natureza do objeto envolvidono episódio. Além da ampliação do rol de categorias consideradascomo pró-sociais, verificou-se maior tendência à transferência deobjetos do que a seu uso partilhado pelas crianças, assim como padrõescomportamentais semelhantes para meninos e meninas, ambosapresentando preferência por companheiros do mesmo sexo. Tambémfoi observado que certos objetos e atividades estão diretamente relacionadoscom diferentes categorias de interação pró-social.

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Publicado

2012-07-05

Como Citar

del Prette, A., Uchoa Branco, A. M., Ceneviva, M. S. de A. G., Almeida, N. V. F., & Ades, C. (2012). A utilização do objeto nas interações pró-sociais apresentadas por crianças da pré-escola. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2(3), 245–264. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17004