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Sociologia, Racialização e a Educação Básica:

considerações acerca da construção de materiais didáticos

Autores

Palavras-chave:

Sociologia, Materiais Didáticos, Transnacionalismo, Racialização

Resumo

O presente artigo trata da construção da Sociologia, destacando sua perspectiva teórica hegemônica predominantemente “europeia” em um contexto transnacional. Abordamos o desenvolvimento da disciplina no cenário brasileiro, tanto em termos de sua formação curricular quanto de seu conteúdo em materiais didáticos. O texto destaca o resgate de figuras como W. E. B. Du Bois, nos Estados Unidos, e intelectuais brasileiros, como Virgínia Bicudo e Abdias Nascimento, questionando a hegemonia dos chamados “clássicos da Sociologia”. Além disso, reflete sobre como a Sociologia, ao se estabelecer no Brasil, contribuiu para discursos racializados nas relações sociais. O artigo também aponta as contradições na presença da Sociologia no campo educacional, destacando sua base nos conhecimentos produzidos na Europa e nos Estados Unidos e excluindo perspectivas e conhecimentos de outros grupos, bem como questiona a quem a disciplina pretendia dialogar. O artigo defende a revisitação e a inclusão das teses e dos projetos de autores negros e de outros grupos historicamente excluídos, nos materiais didáticos e nas produções acadêmicas. Acredita-se que isso não apenas enriqueceria as discussões sobre discursos racializados, mas possibilitaria uma desracialização das relações sociais, com vistas na promoção de uma compreensão mais abrangente e inclusiva da Sociologia.

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Publicado

12/28/2023

Versões

Como Citar

MENDES GROSSO, Laura; MARINHO WERMELINGER, Vitória; BARBOSA MARTINS, Pamela. Sociologia, Racialização e a Educação Básica: : considerações acerca da construção de materiais didáticos. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 50–72, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50784. Acesso em: 24 nov. 2024.