Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc ou docx.
  • O texto está em espaço 1,5 e usa a fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores nesta página de Submissões.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • Os autores ou coautores devem observar o prazo de 2 (dois) anos entre a publicação de um artigo e uma nova submissão em nossa revista.
  • As imagens e fotos incluídas no texto devem estar em conformidade com as normas descritas no Artigo Modelo da Revista (item 2.1 – uso das imagens).

Diretrizes para Autores

Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, periódico acadêmico vinculado à  Universidade de Brasília – UnB, aceita os seguintes tipos de contribuição: 1) Artigos; 2) Resenhas; 3) Entrevistas; 4) Conferências; 5) Ensaios Bibliográficos; 6) Ensaios (Etno)Fotográficos; 7) Produções audiovisuais; 8) Dossiês Temáticos;

O periódico publica trabalhos do campo das Ciências Sociais, submetidos por fluxo contínuo, bem como dossiês temáticos propostos à revista por seu organizadores ou por chamada em Edital, aberto pela Equipe Editorial. Serão publicados até 2 (dois) dossiês temáticos a cada ano (conforme artigo 14º, inciso XXI do atual Estatuto do periódico).

As submissões devem ser realizadas mediante cadastro na plataforma OJS (Open Journal Systems). 

Os trabalhos devem ser originais e não estarem sendo avaliados por outra revista, podendo ser escritos em português, espanhol e inglês. A pertinência para a publicação será avaliada pela Equipe Editorial, em conformidade com as informações dispostas em Sobre a Revista, sobretudo, no que diz respeito às afinidades com o escopo do periódico e a conformidade com o campo de estudos das Ciências Sociais

Os trabalhos deverão ser enviados em formato word.doc ou .docx, na seguinte forma:

  1. Um arquivo onde figure, em primeiro lugar, o título do artigo, nome e titulação dos autores, seguido de um breve currículo acadêmico (no máximo cinco linhas), e informações de contato como e-mail. Além disso, solicitamos que as/os autoras/es  tenham número cadastrado na plataforma ORCID e que encaminhe essa identificação junto ao arquivo em separado com as informações pessoais.
  2. Um segundo arquivo constando o trabalho a ser submetido. Ele deve ser escrito em conformidade com o Artigo Modelo da Revista produzido pela equipe editorial em formato de template explicativo, atualizado com as recentes alterações das normas de citação da ABNT. Ou seja, o texto deve estar em formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. O título e o resumo devem ser escritos em português, espanhol e inglês. Os resumos devem ter o tamanho de no mínimo 100 e no máximo 250 palavras onde conste a abordagem do trabalho, os objetivos, os conceitos principais, a metodologia e os resultados obtidos, e devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. Os resumos devem ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chaves em português, inglês e espanhol. As citações diretas com mais de três linhas devem constar em fonte Times New Roman, tamanho 10, com recuo integral do texto em 4 cm, sem aspas ou itálico. 
  3. Para garantir o anonimato durante o processo de avaliação e seleção, no corpo do texto não deverá constar qualquer informação que contribua para identificar a autoria, sobretudo, o nome da autora ou do autor. As referências à autoria ao longo do texto e nas referências bibliográficas devem ser substituídas por (AUTOR). O anonimato também deverá ser garantido com a retirada de quaisquer referências à autoria no arquivo, mediante a Inspeção do Documento nas Informações do Arquivo no word.
  4. As notas de rodapé devem possuir o caráter exclusivamente explicativo, não podendo consistir em simples referências bibliográficas ou referências a sites na internet. Não deve ser utilizado notas de fim.
  5. No caso de textos com fotos, as imagens devem apresentar uma resolução mínima de 300 dpi. É necessário que o autor conheça o regulamento de uso de imagens de nossa revista, disponível em nosso Artigo Modelo da Revista (item 2.1 Uso de imagens)

Os trabalhos deverão atender às seguintes normas:  

Artigos: deverão ter até 20 laudas, incluindo resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol, bem como referências bibliográficas, notas e eventuais anexos.

Resenhas: devem trazer um ponto de vista sobre uma obra (pode ser livro, filme, documentário, álbum ou afins) lançada nos últimos 5 anos. Ressaltamos que a obra pode ser inédita no Brasil, ainda sem tradução. Encorajamos a articulação teórica com obras do campo das Ciências Sociais e áreas afins, inclusive com a pesquisa do/ próprio/a autor(a) da resenha ou com obras artístico-culturais. Resenhas devem:

  1. Conter um título original;
  2. Ter em média 4 laudas;
  3. Trazer uma análise de livro, filme, documentário, álbum ou afins, lançado nos últimos 5 anos;
  4. Apresentar a obra (título, autores, ano, editora, país etc.) e descrever a sua estrutura;
  5. Construir um panorama sobre a temática;
  6. Fazer uma apresentação da obra que contextualiza o/a leitor(a) sobre os principais pontos e argumentos;
  7. Discutir seu conteúdo, estabelecendo diálogo com outros autores do campo das Ciências Sociais e/ou outras obras;
  8. Fazer uma análise crítica, transmitindo a sua opinião sobre a obra;
  9. Indicar potenciais públicos interessados na obra.

Para mais orientações, sugerimos a leitura da cartilha Resenhando, elaborada pelo PET de Comunicação Social da UFSM, e da nossa guia de critérios de avaliação.

Entrevistas: deverão ter o tamanho máximo de até 15 laudas, incluindo resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol, bem como eventuais referências bibliográficas e notas. Devem conter o nome da pessoa entrevistada e do(a) entrevistador(a) assim como a autorização para a publicação do conteúdo. A entrevista deve ser acompanhada de uma apresentação da pessoa entrevistada, destacando os dados de formação e contribuições de sua obra.

Conferências: devem ter no máximo 20 laudas, incluindo resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol, bem como referências bibliográficas. Deve conter uma breve apresentação do(a) conferencista, o contexto ou evento em que ela foi realizada.

Ensaios Bibliográficos: devem ter até 10 laudas, incluindo resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol, bem como referências bibliográficas e notas. Podem ser ensaios críticos de apenas um livro ou de vários livros que tratem de assuntos correlatos ou de um livro a partir do qual se analise a obra de um autor.

Ensaios (Etno)Fotográficos: devem conter 1) Apresentação, em no máximo 500 palavras (formato doc. ou docx.), contendo o título, nome do/a autor/a, além de uma apresentação da pesquisa. 2) Até 10 fotografias, com suas respectivas legendas, em resolução a partir de 300 dpi.

Produções audiovisuais: deverá ser enviado um arquivo em word (formato doc. ou docx.) em que conste 1) os nomes das/os diretoras/es, ano de produção, formado e duração, 2) uma apresentação da produção com, no máximo, 500 palavras, e 3) o link da produção já disponível na internet (Youtube ou Vimeo).

Dossiês: a proposta de dossiê deve conter o seguinte formato: 1) Ser assinada por no mínimo 2 (duas/dois) organizadoras/es, sendo que, ao menos um/a deles/as, deve possuir o título de doutor/a em qualquer área das ciências sociais; 2) Conter no mínimo 6 (seis) e no máximo 8 (oito) peças, ou seja, artigos, ensaios bibliográficos ou (etno)fotográficos, entrevistas, conferências, resenhas e produções audiovisuais; 3) no mínimo 2/3 das peças devem ser artigos ou ensaios bibliográficos; 4) Encaminhar uma proposta escrita de no máximo 2 (duas) páginas explicitando o tema do dossiê, bem como uma previsão de entrega das peças submetidas; 5) O envio deve ser acompanhado das seguintes informações: nome e titulação das/os organizadoras/es e autoras/es , bem como link para o currículo lattes; 6) É de responsabilidade das/os organizadoras/es do dossiê, ao final do processo editorial, escrever uma apresentação ao dossiê de até 5 (cinco) mil caracteres. A decisão de publicação das peças do dossiê é de responsabilidade exclusiva da equipe editorial da revista. As peças deverão ser submetidas aos mesmos processos e critérios constantes em Sobre a Revista. Além disso, as peças submetidas devem estar adequadas às normas de Submissão desta Revista. A avaliação das peças levará em conta sua adequação à temática do dossiê. Serão considerados como critérios para a aprovação da proposta do dossiê os seguintes pontos: 1) originalidade da proposta; 2) clareza e coerência na unidade temática do dossiê; 3) adequação à política editorial da revista; 4) relevância e atualidade para a discussão em Ciências Sociais.

 

Normas para citações e referências bibliográficas:

As citações no corpo do texto (com mais de três linhas) devem ter o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e recuo à esquerda de 4 cm.

As menções a autora/s ou autor/es no corpo do texto devem seguir os seguintes modelos, de acordo com as novas alterações da norma da ABNT NBR10520 de 2023: 

(Anzaldúa, 2020, p. 230);

(Evaristo, 2006);

(Organização das Nações Unidas, 2020) ou (ONU, 2020);

(Araújo; Magnus; Selbach; Debastiani; Handke, 2021) ou (Araujo et al, 2021);

(Carvalhal; Bernardes, 2015, local. 194). 

As referências bibliográficas deverão aparecer ao final do texto, em ordem alfabética, devendo ser observados espaçamentos, pontuações, itálicos, e informações completas dos periódicos científicos, como nos exemplos seguintes:

- Livro

EVARISTO, Conceição. Becos de memória. Belo Horizonte: Mazza, 2006.

- Coletânea

ISAIA, Artur Cesar (Org.). Crenças, sacralidades e religiosidades: entre o consentido e o marginal. Florianópolis: Insular, 2009.

- Artigo em coletânea

GLUCKMAN, Max. Análise de uma situação social na Zululândia moderna. In: FELDMAN-BIANCO, Bela (Org.). A antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987. p. 227-267.

- Artigo em periódico

ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis (online), v. 8, n. 1, p. 229-236, 2020.

- Tese, dissertação ou monografia

FRESTON, Paul. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao Impeachment. 1993. Tese (Doutorado em Sociologia). Unicamp-IFCH, 1993.

- Sítios de Internet

. De publicação periódica sem autor: 

Template de Normalização. PROA: Revista de Antropologia e Arte, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/about/submission. Acesso em: 22 de fevereiro de 2024. 

O que mudou na norma da ABNT em 2023§. UNIT: Centro Universitário Tiradentes, 2023. Disponível em: https://pe.unit.br/blog/noticias/o-que-mudou-na-norma-abnt-em-2023/.Acesso em: 25 de fevereiro de 2024. 

. De publicação periódica com autor: 

SOBRENOME, Nome autor. Nome do site, ano. Descrição da matéria. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano. 

Os demais elementos de formatação devem estar de acordo com as normas mais recentes da ABNT.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.