Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc ou docx.
  • O texto está em espaço 1,5 e usa a fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

Diretrizes para Autores

A Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, periódico acadêmico vinculado à Universidade de Brasília – UnB, aceita os seguintes tipos de contribuição: 1) artigos; 2) resenhas; 3) entrevistas; 4) conferências.

Os trabalhos devem ser originais e podem ser escritos em português, espanhol e inglês. A pertinência para a publicação será avaliada pela Comissão Editorial, sobretudo, no que diz respeito as afinidades com o escopo do periódico e a conformidade com o campo de estudos das ciências sociais. A avaliação de conteúdo e de qualidade das contribuições será realizada por pareceristas ad hoc. Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas e, em caso de necessidade, de um terceiro integrante da comissão editorial.

A revista não exige pagamentos pela submissão de textos e nem pela publicação deles, na medida em que, o periódico se caracteriza por um meio de divulgação científico com finalidade acadêmica. A Revista PÓS é um periódico semestral, portanto, publica seus números nos meses de janeiro e junho.

O periódico trabalha com a publicação de dossiês temáticos, assim como com a publicação de artigos submetidos por fluxo contínuo na área de ciências sociais. As propostas de dossiês temáticos serão avaliadas pelos membros do corpo editorial da revista.

A submissão deve ser realizada mediante ao cadastro na plataforma OJS (Open Journal Systems). Os trabalhos deverão ser enviados em formato word.doc na seguinte forma: o texto deve acompanhar um arquivo separado onde figure, em primeiro lugar, o nome e titulação dos autores com um breve currículo acadêmico (no máximo cinco linhas) e, além disso, informações de contato como e-mail. Além disso, pedimos que os autores tenham número cadastrado na plataforma ORCID e que encaminhe essa identificação junto ao arquivo em separado com as informações pessoais.

Todos os trabalhos deverão ser escritos em formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. A Revista aceita trabalhos escritos em português, inglês e espanhol. As citações no corpo do texto (com mais de três linhas) devem ter o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e recuo à esquerda de 4 cm. O título e o resumo devem ser escritos em português, espanhol e inglês. O resumo deve ter o tamanho de no mínimo 100 e no máximo 250 palavras onde conste a abordagem do trabalho, os objetivos, os conceitos principais, a metodologia e os resultados obtidos. O resumo deve ser acompanhado de 3 a 5 palavras-chaves. Para garantir o anonimato durante o processo de avaliação e seleção, no corpo do texto não deverá constar qualquer informação que contribua para identificar a autoria, sobretudo, o nome da autora ou do autor.

Artigos: deverão ter até 20 laudas nas quais estão incluídas as referências bibliográficas e eventuais anexos.

Resenhas: serão aceitas resenhas de livros, filmes, documentários, álbuns e afins, lançados nos últimos 5 anos. As resenhas devem ter no máximo 4 laudas.

Entrevistas: deverão ter o tamanho máximo de até 15 laudas no qual devem estar apontados o nome da pessoa entrevistada e do entrevistador assim como a autorização para a publicação do conteúdo. A entrevista deve ser acompanhada de uma apresentação da pessoa entrevistada, destacando os dados de formação e contribuição de sua obra.

As notas devem possuir o caráter exclusivamente explicativo, além disso, elas devem vir ao final do texto, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. A notas também devem ser numeradas em algarismos arábicos em ordem crescente.

No caso de textos com fotos, figuras, tabelas e mapas, estes devem ser enviados em arquivos separados com título e numerados com a imagem de referência. Devem ser enviados em formato .jpg com uma resolução mínima de 300 dpi.

Menções a autora(s) ou autor(es) no corpo do texto devem seguir o seguinte modelo:
a) (WEBER, 2015);

  1. b) (LÉVI-STRAUSS, 1970, p.37);
  2. c) (DELEUZE; GUATTARI, 1997, p.17)
  3. d) (SILVA et al., p.2009).

As referências bibliográficas deverão aparecer ao final do texto, em ordem alfabética, como nos exemplos seguintes:

- Livro

HEINICH, Nathalie. A sociologia de Norbert Elias. Bauru: Edusc, 2001.

SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

- Coletânea

ISAIA, Artur Cesar (Org.). Crenças, sacralidades e religiosidades: entre o consentido e o marginal. Florianópolis: Insular, 2009.

- Artigo em coletânea

GLUCKMAN, Max. Análise de uma situação social na Zululândia moderna. In: FELDMAN-BIANCO, Bela (Org.). A antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987. p. 227-267.

- Artigo em periódico

HUGHES, Everett. Dilemmas and Contradictions of Status. The American Journal of Sociology, v. 50, n. 5, p. 353-359, 1945.

- Tese, dissertação ou monografia

FRESTON, Paul. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao Impeachment. 1993. Tese (Doutorado em Sociologia). Unicamp-IFCH, 1993.

Os demais elementos de formatação devem estar de acordo com as normas mais recentes da ABNT.

Normas para publicação de Dossiês

A Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais mantem chamada aberta para a publicação de dossiês temáticos nas áreas de ciências sociais. Serão publicados até 2 (dois) dossiês temáticos a cada ano (conforme artigo 14º, inciso XXI do atual estatuto do periódico). A proposta de dossiê recebida deve conter o seguinte formato: 1) Ser assinada por no mínimo 2 (dois) organizadores(as), sendo que, ao menos um(a) deles(as), deve possuir o título de doutor(a) em qualquer área das ciências sociais; 2) Conter no mínimo 6 (seis) peças, ou seja, artigos, ensaios, entrevistas, conferências e resenhas; e no máximo 8 (oito) peças, considerando que no mínimo 2/3 das peças devem ser artigos ou ensaios; 3) Encaminhar uma proposta escrita de no máximo 2 (duas) páginas explicitando o tema do dossiê, tal como uma previsão das peças submetidas no dossiê; 4) O envio deve ser acompanhado das seguintes informações: nome e titulação dos(as) organizadores(as) e autores(as), bem como link para o currículo lattes; 5) É de responsabilidade dos(as) organizadores(as) do dossiê, ao final do processo editorial, escrever uma apresentação ao dossiê de até 5 (cinco) mil caracteres.

A decisão de publicação é de responsabilidade exclusiva dos editores da revista. Todos os artigos que compõem o dossiê passarão por pareceristas. Além disso, os textos submetidos devem estar adequados as normas de submissão desta Revista. Serão considerados como critérios para a aprovação do dossiê os seguintes pontos: 1) originalidade da proposta; 2) clareza e coerência na unidade temática do dossiê; 3) adequação a política editorial da revista; 4) relevância e atualidade para a discussão em ciências sociais.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.