Mulheres na Ciência e ensino remoto
uma experiência das mestrandas em Sociologia da Universidade de Brasília
Palavras-chave:
Mulheres e Ciência, Autoestima Intelectual, Ensino Remoto, Mestrado, Universidade de Brasília.Resumo
Este trabalho aborda as relações de gênero na Ciência e os efeitos do ensino remoto em contexto pandêmico. Em especial, pensou-se na saúde mental das mulheres e nos impactos que um padrão e uma expectativa do que é “ser cientista” operam nelas, até mesmo em termos de produção científica. Para tal intento, foi aplicado um questionário online para os ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília do primeiro semestre letivo de 2021 e, posteriormente, um grupo focal apenas com as mulheres dentro deste universo. O questionário aponta para uma maior delegação de atividades para aqueles que proveem para o lar, em sua maioria estudantes negros, e para uma geral piora na saúde mental durante a pandemia, em que atividades ficam sobrepostas. De modo geral, o ambiente acadêmico pode não ser inclusivo para as mulheres, pessoas negras e de classes menos favorecidas. Isso foi ressaltado nos relatos colhidos no grupo focal através de questões relacionadas à sala de aula virtual.
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