Women in science and remote teaching

an experience of women students of the master’s degree in sociology at the university of Brasília

Authors

Keywords:

Palabras clave: Mujeres y Ciencia, Autoestima Intelectual, Enseñanza a Distancia, Maestría,

Abstract

Este trabajo aborda las relaciones de género en la ciencia y los efectos de la enseñanza a distancia en un contexto de pandemia. En particular, se pensó en la salud mental de las mujeres y los impactos que sobre ellas opera una norma y una expectativa de lo que significa “ser científico”, incluso en términos de producción cientí ca. Para ello, se aplicó un cuestionario en línea a quienes ingresaron al Programa de Posgrado en Sociología de  la Universidad de Brasilia en el primer semestre de 2021 y, posteriormente, un grupo focal con solo mujeres dentro de este universo. El cuestionario apunta a una mayor delegación de actividades a quienes proveen del hogar, en su mayoría estudiantes negros, y a un empeoramiento general de la salud mental durante la pandemia, en la que se superponen actividades. En general, el entorno académico puede no ser inclusivo para las mujeres, las personas de color y las personas desfavorecidas. Esto fue destacado en los relatos recogidos en el grupo focal a través de preguntas relacionadas con el aula virtual.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andressa Vieira Palmeira, Mestra em Sociologia pelo PPGSOL/UNB

Mestra em Sociologia. Graduada em Ciências Sociais - licenciatura e em Sociologia - bacharelado pela Universidade de Brasília (UnB). Na graduação, venceu o Prêmio Destaque de Iniciação Científi ca em 2019 e a monografi a foi na temática de “mulheres na ciência”. Atualmente, é mestranda em Sociologia na mesma universidade e pesquisa dinâmicas de reconhecimento das pesquisadoras de ciências sociais no contexto acadêmico. E-mail: avpalmeira.98@gmail.com



Thayná Rodrigues Cunha Porto, PPGSOL/UNB

Mestranda em Sociologia. Graduada em Ciências Sociais - licenciatura e bacharelado pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do laboratório GENPOSS - Grupo de estudos e Pesquisa sobre Gênero, Política Social e Serviços Sociais. Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UnB, pesquisa migrações e gênero. 


References

Ações Afirmativas na Pós-Graduação. Disponível em: http://dpg.unb.br/index.php/acoesafirmativas#:~:text=No%20dia%2004%20de%20junho,CEPE%20nº%2044%2F2020. Acesso em: 2 maio 2022.

ALMEIDA, Tânia Mara de. A violência contra alunas: currículo oculto nos ambientes universitários. In: BIDASECA, Karina (Org.). Poéticas de los feminismos descoloniales desde el Sur, p. 205-229. Buenos Aires: Red de Pensamiento Decolonial (RPD), 2018.

ALMEIDA, T. M. C. de. Dilemas de gênero e o home offi ce em meio à pandemia da COVID-19. In Ludmila de Vasconcelos M Guimarães, Teresa Cristina Carreteiro e Jacyara Rochael Nasciutti. (Org.). Janelas da Pandemia. 1 ed. Belo Horizonte: Instituto DH, p. 39- 48, 2020.

BENETTI, E. Diferença salarial entre homens e mulheres na mesma função pode gerar multa. NSC Total, 2021. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estelabenetti/diferenca-salarial-entre-homens-e-mulheres-na-mesma-funcao-pode-gerar. Acesso em: 7 out. 2021.

BOEHM, C. Currículo lattes terá nova seção para registrar licença-maternidade. AgênciaBrasil, 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/curriculolattes-tera-nova-secao-para-registrar-licenca-maternidade Acesso em: 7 out. 2021.

CANDIDO, Marcia; MARQUES, Danusa; OLIVEIRA, Vanessa e BIROLI, Flávia. As ciências sociais na pandemia da Covid-19: rotinas de trabalho e desigualdades. Sociologia & Antropologia, 11 (esp.), p. 31-65, 2021.

COLLINS, P. Aprendendo com a outsider within: a signifi cação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, vol. 31, n. 1, jan-abril 2016.

COSTA, E. D. da. e NEBEL, L. O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. In Polis, Revista Latinoamericana, nº 50, 2018, p. 207-227.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

ENTENDA porque a depressão é a doença do século. Conexa, 2019. Disponível em: https://blog.conexasaude.com.br/depressao-e-a-doenca-do-seculo/. Acesso em: 7 out. 2021.

FLOYD, J. e FOWLER, J. Pesquisa de levantamento. 4. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.

GARRIDO, R e RODRIGUES, R. Restrição de contato social e saúde mental na pandemia: possíveis impactos das condicionantes sociais. In J. Health Biol Sci., 8(1): 1-9, 2020.

GOVERNO Federal anuncia reajuste de bolsas do CNPq e da CAPES. Gov.br, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/governofederal-anuncia-reajuste-de-bolsas-do-cnpq-e-da-capes. Acesso em: 8 mar. 2023.

GUNDIM, Vivian et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Revista baiana de enfermagem, 2021.

HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio

da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, v. 5, p. 7-41, 1995.

Levantamento da Capes mostra que mulheres enfrentam sexismo na ciência. Correio Braziliense. 5084651-levantamento-da-capes-mostra-que-mulheres-enfrentam-sexismo-na-ciencia. html?fbclid=PAAaZWPHdEe11MOB15lUghWJXbVGmxyp46oupgGFQH4VnBp5J6A5V8r5SHug0. Acesso em: 04 abr. 2023.

LIMA, B. S. O labirinto de cristal: as trajetórias das cientistas na Física. In: Rev. Estud. Fem. vol.21 no.3 Florianópolis, set./dez. 2013.

Negros são 75% entre os mais pobres; brancos, 70% entre os mais ricos. UOL. Disponível

em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/11/13/percentual-de-negrosentre-10-mais-pobre-e-triplo-do-que-entre-mais-ricos.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.

YIN, Robert. Pesquisa qualitativa do início ao fi m. Porto Alegre: Penso, 2016.

Published

2023-08-02

How to Cite

VIEIRA PALMEIRA, Andressa; RODRIGUES CUNHA PORTO, Thayná. Women in science and remote teaching: an experience of women students of the master’s degree in sociology at the university of Brasília. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50347. Acesso em: 23 may. 2024.