Presentación
Descargas
Citas
AZEVEDO, Gustavo Cravo. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. 2014.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1996.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio-Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 139–160, 2021.
BODART, Cristiano das Neves; HONORATO, Maíra Marques de Santana; MORAES, Fabio Monteiro de. Apresentação do dossiê Raça, gênero e Ensino de Ciências Sociais/Sociologia. Revista Café Com Sociologia, v. 13, n. 1, p. 1–4, 2024.
BOURDIEU, Pierre. Proposições para o ensino do futuro: Relatório do Collège de France (1985). In: VALLE, Ione Ribeiro; SOULIÉ, Charles. (Orgs.). Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da Educação. Florianópolis: Editora da UFSC, p. 235-266, 2019.
CIGALES, Marcelo; DOS SANTOS FILHO, Miguel; PEREIRA, Rosana da Silva. Dossiê - Ensino de Sociologia no Brasil (vol. 1): Apresentação. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 1–6, 2024.
GIDDENS, Anthony; SCOTT, Lash; BECK, Ulrich. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 2012.
GESTEIRA, Beatriz Muniz. Os discursos ideológicos sobre a inclusão da sociologia nas tramitações dos projetos de lei 3. 178/1997 e 1. 641/2003. In: MAÇAIRA, Julia; FRAGA, Alexandre (Orgs.). Saberes e práticas do ensino de sociologia. Rio de Janeiro: Autografia, 2018, p. 135-161.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar - como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.
OLIVEIRA, Amurabi; FERNÁNDEZ, Antoni Santisteban. A ascensão dos populismos e a crise democrática: desafios para o ensino das ciências humanas e sociais hoje. Acta Scientiarum. Education, v. 46, n. 1, p-1-3, jan-dez, 2024.
SANTOS, Luane Bento dos. Intelectuais negras no ensino de Sociologia: agências negras na sala de aula. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 47–63, 2024.
Archivos adicionales
Publicado
Versiones
- 2024-09-10 (5)
- 2024-09-08 (4)
- 2024-08-15 (3)
- 2024-08-15 (2)
- 2024-08-15 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rosana da Silva Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.